Matérias e Colunas

O dinheiro é o coração da empresa

interna cópia 5

 

Na minha concepção, para valer a pena possuir uma empresa, é preciso que ela faça dinheiro. Uma empresa que não consegue fazer dinheiro corre um grande risco de morrer, e pode até ser com um infarto. O dinheiro, assim como o coração, é um dos órgãos mais importantes em uma empresa. A sua função é impulsionar tudo o que você quer que aconteça dentro e fora dela. O dinheiro permite ter pessoas para ajudar no seu caminho, permite ter equipamentos para fazer um trabalho melhor, ter mercadorias para vender e pagar os serviços necessários para o negócio funcionar.

Decidir ter uma empresa é investir em algo muito arriscado e por isso precisamos de um retorno alto. Quanto mais arriscado o investimento, mais alto precisa ser o retorno para valer a pena.

Vamos pensar em como anda a sua saúde primeiro. Você está cuidando bem dela? Ultimamente você consegue fazer exercícios, comer bem e de forma balanceada? Você dorme bem? E a sua empresa? Você vive desesperado para pagar os boletos que estão para vencer e a cada dia tem uma surpresa na conta da empresa? Cuidar bem da saúde financeira da sua empresa vai reduzir o risco da sua empresa ter um infarto e morrer.

Com esta crise toda que estamos passando, muitas empresas morreram de infarto. Segundo o SEBRAE, mais de 600 mil empresas fecharam e não vão abrir depois que esta crise passar. E sabe o porquê? Porque elas não estavam cuidando do seu coração, não estavam com a saúde em dia para passar por esta situação de stress.

Cuidar da saúde da empresa é ficar atento a alguns pontos:

1. Separar as contas da empresa e do dono da empresa;

2. Cuidar com muito carinho do fluxo de caixa;

3. Ter previsões e planos de ação para o fluxo de caixa;

4. Ter uma reserva financeira.

Quero te desafiar a pensar em como está a sua empresa! Você de verdade não mistura as contas de pessoa física e pessoa jurídica? Você já criou o hábito de não só registrar corretamente as despesas, como também ter separado o dinheiro da empresa? Você é capaz de dizer o quanto tem no caixa da empresa todos os dias, no início e no fim do dia?

Acompanhar o fluxo de caixa e ainda ter a previsibilidade dele pode salvar a sua empresa de um infarto. Você vai passar a ter menos “sustos” quando falamos de ter dinheiro para pagar fornecedores, funcionários, despesas administrativas, impostos. Vou deixar aqui um modelo bem simples de fluxo de caixa para você começar nessa jornada.

Se você já o acompanha, vou te desafiar a olhar para quanto tempo de previsibilidade você tem do seu fluxo de caixa. Você consegue ver até quando o seu dinheiro “dura” se não entrar mais nenhum real na sua empresa?

Por fim, quero saber se você tem uma reserva financeira. Qual o valor da sua reserva e para quanto tempo ela é suficiente? Se você não tem uma reserva, comece já! Pode ser com um valor bem baixinho, mas comece! Criar o hábito na sua cabeça, neste momento, é muito mais importante que o valor. Neste momento que estamos vivendo, muitos dos meus clientes, que são empresários, mantiveram as empresas vivas porque tinham uma reserva.

Qual é o seu primeiro passo para cuidar da saúde da sua empresa hoje?

Eu amo saber as suas conquistas, e você pode me encontrar no Instagram (@ikedakarina) e no meu site: http://karinaikeda.com.br/.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!