Matérias e Colunas

Como fazer uma contratação remota assertiva

interna cópia 20

 

Já faz um tempo que o recrutamento remoto vem sendo feito, mas foi intensificado agora em tempos de pandemia e se tornou mais simples, rápido e de menor custo e vem sendo praticado em substituição às maneiras tradicionais de fazer recrutamento e seleção.

O recrutamento remoto é feito basicamente através da tecnologia, usando softwares, plataformas, sites, formulários, e-mails, dentre outros.

As contratações assertivas precisam ter o foco no recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa, com vistas ao alcance de melhores resultados. Assim, é preciso dedicação de tempo para o planejamento do processo, ou seja, quais meios o recrutador utilizará para a seleção, como serão divulgadas as vagas, quais as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para a posição, qual o tempo disponível entre o recrutamento e a contratação, como serão feitas as análises, quais os critérios, que gestores serão envolvidos,  quais as etapas do recrutamento e seleção até a contratação, incluindo as entrevistas, se haverá necessidade de parceiros ou fornecedores etc. É fundamental estabelecer prazos de início e término de cada etapa do processo, o famoso 5W1H, principal ferramenta de planejamento usada pelas organizações, que significa as palavras em inglês What (o que/ação), Who (quem/responsáveis), When (quando/prazo), Where (onde/local), Why (por quê/finalidade) e How (como/recursos).

O recrutamento remoto tem como principal desvantagem o distanciamento entre recrutador e recrutados, o que pode tornar o processo menos humanizado. Porém, há diversas vantagens que suplantam as desvantagens, como, por exemplo, excelente custo/benefício, agilidade no processo, grande visibilidade e alcance, divulgações e candidaturas dinâmicas e atualizadas, maior acessibilidade de pessoas de outras cidades, estados ou países.

A área de Recursos Humanos nas organizações deve ficar atenta ao número ideal de candidatos, uma vez que o recrutamento remoto pode atrair um número exagerado, dificultando o processo e gerando muito trabalho desnecessário. Os filtros são essenciais para evitar que candidatos que não têm o perfil da vaga se inscrevam. Além disso, o RH deve avaliar se o recrutamento remoto é o meio ideal para atrair os funcionários adequados às necessidades da empresa.

Uma contratação assertiva passa, obrigatoriamente, por um processo de recrutamento e seleção bem feito. É importante as empresas utilizarem as tecnologias a seu favor, tendo isso como um diferencial para identificar e contratar os talentos desejados, o que contribui com o crescimento e melhores resultados da organização.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!