Prefeitura realiza audiência pública com foco no desenvolvimento urbano

0

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realizou nesta quinta-feira (17) a penúltima das audiências públicas regionais para o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade. Focado na quarta Área de Planejamento – AP4, que abrange bairros como Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Anil, Vargens e vários outros, o encontro foi realizado no auditório da Fundação Cidade das Artes, mas também contou com participação online por meio de uma sala virtual no aplicativo Zoom e transmissão ao vivo pelo Youtube.

Representantes da sociedade civil organizada, técnicos municipais, autoridades locais e a população em geral debateram as propostas de zoneamento apresentadas pelo Executivo, além dos desafios da AP4, tais como: transporte público, preservação de áreas ambientais e crescimento de construções irregulares. Para Talita Galhardo, subprefeita de Jacarepaguá, a participação popular no planejamento da cidade é essencial. – Esse é um dia muito importante porque a gente traz para o público o direito de se manifestar. Já o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, apontou a importância do trabalho da Secretaria de Planejamento Urbano. – A criação da Secretaria de Planejamento Urbano possibilitou que espaços como esse, de trocas de ideias e discussão sobre a cidade, pudessem ocorrer.

Sidney Teixeira, morador do Anil e voluntário do Movimento Revive Jacarepaguá, questionou as soluções propostas pelo Plano Diretor, enquanto ferramenta de controle, para inibir o crescimento de construções irregulares em áreas de preservação ambiental. – O Maciço da Tijuca, que possui uma vertente voltada para a planície de Jacarepaguá, é uma área que sofre muito com o crescente avanço de construções irregulares.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, afirmou que é preocupação de toda a equipe técnica, dar parâmetros que promovam proteção e que respeitem as características das áreas. – De uma maneira geral, esse é o grande desafio para a AP.4, que já tem sido buscada e que a gente espera que aconteça, a partir desse Plano Diretor, que a gente possa trazer regramentos que fortaleçam os sistemas ambientais da área. Por outro lado, se a gente deseja e pretende coibir esse crescimento irregular, a gente também quer ofertar soluções habitacionais.

Debate sobre Área de Planejamento 5 fecha semana de audiências

A Área de Planejamento 5, que abrange bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e outros bairros da Zona Oeste, será o tema da Audiência Pública de hoje, no Centro Esportivo Miécimo da Silva. A reunião terá início às 19 horas e, assim como em todas as outras, permitirá participação presencial e online. Para comparecer ao local da audiência, é necessário se inscrever na plataforma planodiretor.rio até às 14 horas. Nesse horário, será divulgada a lista dos participantes que poderão acessar o local. Quem preferir participar online, poderá acessar a sala virtual no aplicativo Zoom ou acompanhar a transmissão ao vivo pelo Youtube. Para mais informações, acesse https://linktr.ee/planodiretor.rio.

The following two tabs change content below.
Maximino Brügger Perez
Jornalista responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante oito anos, com participações em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Holanda, Inglaterra, México, Peru, República Tcheca e Venezuela. Destaques para os Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres (2012), Rio (2016), Pan e Parapan de Guadalajara e o Mundial de Roterdã. Especialista em transmissão ao vivo, produção e edição de vídeos, repórter e editor do Jornal dos Sports durante uma década. Assessor de Imprensa do candidato a presidente do Flamengo José Carlos Isidro, além de jogadores e empresários como Júnior Baiano, Dimba, Beto, Zagallo Filho, entre outros.
18-06-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas