Projeto de lei municipal quer criar Área dos Monumentos Naturais

A proposta de proteção destes monumentos naturais têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais

0

O presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado (DEM), elaborou recentemente um projeto de lei que visa a criação da Área dos Monumentos Naturais do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital fluminense.

Se aprovado, o projeto vetará, na referida área, ações degradantes ou impactantes ao ecossistema.

A medida deverá ser votada em agosto pela Casa e, caso aprovada, abrangerá a região que envolve o Pontal de Sernambetiba, a Pedra de Itapuã e o Morro do Rangel.

OPL 438/2021 leva em consideração 3 pontos fundamentais:

  • Preservar e proteger o ecossistema local;
  • Preservar os exemplares raros ameaçados de extinção;
  • Propiciar o estudo científico da flora e fauna da região;
  • Promover o lazer, quando compatível com os demais objetivos da ARISA.

A medida deverá ser votada em agosto pela Casa e, caso aprovada, abrangerá a região que envolve o Pontal de Sernambetiba, a Pedra de Itapuã e o Morro do Rangel.

Se aprovado, o projeto vetará, na referida área, ações degradantes ou impactantes ao ecossistema, tais como a retirada, corte ou extração da cobertura vegetal existente, exceto os exemplares de espécies exóticas, ouvido o órgão municipal competente; e a caça, perseguição ou captura de animais, bem como a retirada de ovos ou destruição de seus ninhos ou criadouros; entre outras.

“A proposta de proteção destes monumentos naturais têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e turismo ecológico, preservando um importante legado da história carioca”, disse Caiado em sua justificativa.

The following two tabs change content below.
Maximino Brügger Perez
Jornalista responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante oito anos, com participações em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Holanda, Inglaterra, México, Peru, República Tcheca e Venezuela. Destaques para os Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres (2012), Rio (2016), Pan e Parapan de Guadalajara e o Mundial de Roterdã. Especialista em transmissão ao vivo, produção e edição de vídeos, repórter e editor do Jornal dos Sports durante uma década. Assessor de Imprensa do candidato a presidente do Flamengo José Carlos Isidro, além de jogadores e empresários como Júnior Baiano, Dimba, Beto, Zagallo Filho, entre outros.
07-07-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas