Matérias e Colunas

Categoria:

Saiba mais sobre o papel social do seguro de vida

1decoracaojaneiro interna copia

Os brasileiros ainda acumulam grande falta de inteligência financeira sobre o papel do seguro de vida em seu planejamento financeiro e muitos delegam ao governo e a terceiros situações extremas que geram escassez financeira.

Em uma sociedade cada vez mais exposta a acidentes e doenças, o seguro em vida ou seguro de pessoas ganha importância diária principalmente pelo aumento de trabalhadores autônomos durante a pandemia da COVID-19.

O ponto mais importante para analisarmos neste cenário, é justamente o papel social do seguro de vida tendo em vista que a paralisação da atividade profissional, mesmo que temporária, trará consequências financeiras e o governo por sua vez será um dos atores principais pagando os respectivos benefícios a estas pessoas.

Outra situação bem relevante e que movimenta milhões de reais diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças graves, que sem dúvidas é uma das áreas que consome mais recursos no Brasil e mesmo assim ainda demonstra enorme carência.

Cabe ressaltar nesse ponto, que a falta de um seguro de vida individual delega ao governo a necessidade de arcar com todos esses custos já que este cidadão não tem uma outra opção. De outro modo, para quem tem uma apólice de seguro sob medida, terá a tranquilidade de receber o pagamento capital segurado escolhendo um tratamento especializado reduzindo assim a necessidade e o custo de ajuda do estado.

Precisamos pensar no coletivo e no social, pois ao escolhermos não ter um seguro de vida escolhemos alguém, que ainda não sabemos, para receber toda essa conta financeira que será criada com tratamentos médicos, educação dos filhos, padrão e despesas básicas da vida e muitas outras coisas.

Assim como a demanda financeira do governo aumentou com pagamentos de benefícios e auxílios, a demanda social com os pedidos de “vaquinhas” e ajuda mais que triplicou e nesse ponto cabe um exercício: Você já ajudou alguém? Conseguiu pensar que pode ser o próximo da vez? Após pensar, seu comportamento mudou?

Essas perguntas podem te fazer refletir e uma mudança de cultura e educação é extremamente importante para que seja possível mudar esse cenário.

A partir de agora, pense que a responsabilidade de cuidar da sua vida e da sua família é totalmente sua e não do governo.

Seja consciente e se possível invista em um seguro de vida.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!