ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO INVERNO: O QUE COMER?

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Estamos vivendo dias bem frios e atípicos da nossa cidade e isso aumenta a nossa ansiedade e a vontade de comer, além de ficarmos com uma preguiça danada de cozinhar. Isso acaba desencadeando na vontade de cedermos às tentações do que se torna mais fácil, como comidas por aplicativos, sopas prontas e comidas congeladas.
Muitos dizem que nesses dias mais frios nossa vontade por comida aumenta e, de fato, isso ocorre. Neste tempo, nosso organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e, consequentemente, pede um maior consumo de alimentos para equilibrar a equação. A questão é: o que você vai comer e o que vai dar de nutrientes ao seu corpo?

Muito já se sabe que uma alimentação pobre em fibras e gorduras boas não irá ajudar o seu organismo nesse inverno. Uma alimentação rica em açúcares e gorduras fará você querer comer cada vez mais esses alimentos, deixando seu corpo com estoque de gordura e ganho de peso, além de deixar com mais fome, uma vez que esses alimentos não irão te gerar saciedade.
Se você pretende manter uma alimentação saudável no inverno, é bom ter o mínimo de planejamento para que consiga ter mais comida caseira à sua disposição. Tire um dia da semana para deixar essas comidas prontas. Com isso, você não se deixará cair nas tentações. E naqueles dias em que a preguiça bater, você já terá tudo na mão.

Sugiro que você invista em alimentos refogados, pois como temos uma tendência por diminuir a ingestão por saladas nesta época do ano, você não deixará de consumi-los e garantir a ingestão de nutrientes importantes no dia a dia. Não deixe de lado as frutas, mesmo que sejam frutas secas, desidratadas e liofilizadas, elas vão bem a qualquer hora do dia e são uma boa alternativa para não descartar os seus nutrientes do cardápio. Aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Eles podem servir como entrada ou prato principal, de acordo com os seus ingredientes. Não esqueça de aproveitar e incrementá-las com fibras como linhaça, sementes de abóbora, girassol e gergelim.

Não se esqueça da água. É comum não sentirmos tanta sede no inverno, mas é muito importante consumir água diariamente. Ela que vai garantir o bom funcionamento do organismo, permitindo regular a temperatura corporal e hidratar as células e a pele. Inclua no seu cardápio temperos termogênicos, eles vão aquecer o corpo e aumentar o gasto calórico. Uma dica é incluir pimenta vermelha, gengibre, canela, cebola e páprica picante. Com essas dicas, você consegue se manter mais saudável no inverno e pode tornar essa estação mais agradável, mesmo para quem prefere o calor.

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Annelise Arrigoni

A empresária é graduada em Nutrição pela IBMR, consultora em amamentação, pós-graduada em Nutrição Clínica, Ortomolecular e Fitoterápica, pós-graduada em Nutrição Esportiva aplicada à Saúde e desempenho físico, Formada pela Nutrinew no curso Aprendendo a formular, Formada em técnicas de Mindfulness e Modulação intestinal com Murilo Pereira, terapeuta floral, participou do grupo de estudos em Fitoterapia e Suplementação com Leandro Medeiros, possui experiência com pacientes Veganos, Vegetarianos e emagrecimento e prevenção de obesidade.
15-07-2021 |

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