A importância do controle financeiro empresarial para o sucesso da organização

0

Para o sucesso das organizações, ter um controle financeiro é extremamente importante e necessário, pois com ele será possível acompanhar cada etapa do seu negócio bem como o seu crescimento.

Se gerir a vida financeira individual já é desafiador e muitas vezes complexo, imagine ter um controle financeiro efetivo na sua organização? São inúmeras operações, saídas e entradas de dinheiro, pagamentos, recebimentos, manutenção, funcionários e o desafio de ter um negócio rentável e com prosperidade financeira no final do mês.

De forma simples, o controle financeiro se baseia no registro e observação das contas, ou seja, contas a receber e a pagar. Essa é a base e o formato de análise inicial para quem necessita se organizar e juntamente com esses itens, temos o controle de estoque, controle bancário, entre outros.

Para que a organização se mantenha sustentável, a principal ferramenta de utilização é o fluxo de caixa, é nele que registramos todos os lançamentos diários permitindo a previsão dos lançamentos futuros. Se a sua empresa não possui, tudo indica que as coisas estão descontroladas.

A ideia de coordenar todas essas atividades, é ter previsibilidade, visão de futuro tendo um controle financeiro aprimorado constantemente. E esses dados devem ser atualizados mês a mês para que haja uma avaliação do cenário financeiro, evitando e tratando os problemas desde o seu início.

Ter uma visão global da situação financeira da organização entrega ao empresário e ao gestor a possibilidade de alavancar seus rendimentos e investir em novas áreas e produtos, uma vez que está sempre no controle dos recursos monetários existentes.

Outro ponto importante, é a capacidade de melhorar a tomada de decisão já que a possibilidade de avaliar a realidade financeira da empresa e os investimentos estratégicos estarão sempre mais transparentes.

E para concluir, acredito que nem sempre ganhar mais dinheiro é a solução, mas sim saber utilizar. Com este controle financeiro, fica claro se existem desperdícios e em qual área estes são gerados. Uma vez que o problema é identificado, facilmente é possível criar um plano de ação para resolver e retomar as rédeas da situação, trazendo novamente saúde financeira para o seu negócio.

Espero que a sua organização esteja empenhada em ter um controle financeiro inteligente para ter um futuro com muitas conquistas!

The following two tabs change content below.
Marlon Glaciano

Marlon Glaciano

Marlon Glaciano é Planejador Financeiro e corretor franqueado Life Planner da Prudential do Brasil, Empresário, Investidor e Consultor a mais de dez anos. Ajudou a planejar, desenvolver e consolidar o patrimônio de empresas, famílias e pessoas em diferentes condições no Brasil. É especialista em planejamento financeiro, sucessão familiar e empresarial, seguro de vida e proteção de patrimônio sob medida e atualmente tem sob gestão mais de 300 famílias e empresas. E-mail: contato@marlonglaciano.com.br
21-08-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas