Como o empreendedor deve precificar os seus produtos e como isso reflete nas vendas?

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É de fundamental importância que o pequeno empresário entenda um pouco de todas as áreas do seu negócio: como gerir pessoas, contratar, criar processos, aspectos operacionais e financeiros.

Um dos principais gargalos do empreendedor é justamente a falta de conhecimento sobre essas diferentes áreas que acabam gerando alta rotatividade de colaboradores, baixa qualidade no atendimento e até mesmo prejuízo financeiro quando ele não sabe sobre seu estoque, margens e porcentagem de perda (seja através de desperdício, roubo e furto ou prazo de validade, por exemplo).

Como empresário e consultor empresarial sugiro que os pequenos empreendedores tenham um controle detalhado de todos seus custos fixos (aluguel, funcionários, honorários de contador e advogado, conta de luz e água etc.) além dos custos variáveis (itens de estoque, insumos, matéria prima, entre outros).

A partir do momento que você é capaz de detalhar todo o seu custo, você conseguirá definir quanto precisa vender para chegar ao breakeven (ponto de equilíbrio entre receitas e despesas) e quantificar quanto você precisa colocar de porcentagem em cada item ou venda para que possa se organizar em como pagar suas contas e lucrar.

A ausência de clareza nessas informações gera distorções como: negócios com alto faturamento, mas que não conseguem pagar suas contas ou empresas que possuem custo fixo muito alto e nunca dão lucro. E a pergunta que você deve se fazer nesse momento é: “Como eu posso aumentar meu faturamento e lucrar mais?”

Para que isso aconteça você precisará cortar gastos (fixos e/ou variáveis) e talvez aumentar sua margem de lucro. É sabido que existem negócios que operam com a margem de lucro menor, como postos de gasolina e supermercados, entretanto, existem negócios que possuem uma margem de lucro maior, como alimentação e prestação de serviços.

O objetivo deste artigo não é dizer que sua margem deve ser de 5% ou 50% sobre sua venda, mas que seja condizente com a realidade do seu mercado, da qualidade e agilidade entregue por você e seu time além do quanto seu cliente enxerga de valor naquilo que você oferece e o quanto ele está interessado em pagar no seu produto ou serviço.

Não esqueça, considere seus custos fixos e variáveis, analise o mercado, entenda seus concorrentes e faça a precificação correta. Lembrando que uma margem de lucro calculada errada significa o mesmo que queimar dinheiro e como empresários…nunca se deve queimar dinheiro!

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Yan Yuri
Yan Yuri Silveira é Consultor Empresarial há mais de dez anos, especialista em Novos negócios, Gestão e Empreendedorismo, Marketing Digital e CEO da Solução Consultoria Empresarial. É formado em diversos cursos em empreendedorismo e também em Letras e Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Começou a dar aulas aos 21 anos, se tornando coordenador pedagógico de um dos maiores grupos educacionais do país. Três anos depois resolveu empreender criando a “Singular Idiomas”, empresa focada no ensino de idiomas através das aulas in company e particulares e também a “Solução Consultoria”, focada na resolução de problemas de gestão e treinamento das pequenas e médias empresas, vendas, marketing digital, crescimento empresarial, entre outros. Morou três anos nos Estados Unidos, adquirindo ainda mais experiência para os seus negócios e lançou o livro: "30 maneiras de ser singular”. Sua marca possui mais de 20 franquias pelo Brasil. Com diversos cases, já ajudou centenas de empreendedores na formalização do seu negócio. E-mail: yanyuri@icloud.com
21-08-2021 |

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