Matérias e Colunas

Prefeitura comemora sete anos da inauguração do Plano Inclinado da Igreja Nossa Senhora da Penna

Há sete anos, em agosto de 2014, a Prefeitura do Rio inaugurava o Plano Inclinado da Igreja Nossa Senhora da Penna, na Freguesia. Construída entre 1633 e 1642, é uma das mais antigas da cidade.

O Plano Inclinado, que leva o nome de Monsenhor José Carlos Moreira, conta com duas estações: a estação José Roiz de Aragão, na Rua Nossa Senhora da Penna, e a estação Provedora Lygia Moreira Alves de Brito, no alto da Pedra do Galo, a 160 metros de altura. A obra fez parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio.

20210825 230806
O projeto contou ainda com a instalação de um elevador, que liga a estação superior ao pátio da igreja.

A primeira viagem teve como passageiros o prefeito, o cardeal-arcebispo do Rio Orani Tempesta, o Padre Henrico e o desembargador José Lucas Moreira Alves de Brito. O veículo transporta 18 passageiros por viagem, com duração de cinco minutos, percorrendo um trecho de 110 metros sobre a rocha, sendo semelhante ao que também foi implantado na Igreja da Penha, em 2012, na gestão do atual prefeito.

A intervenção teve grande complexidade logística, já que todo o material era descarregado na subida do morro e transportado manualmente até o topo.
O projeto contou ainda com a instalação de um elevador, que liga a estação superior ao pátio da igreja, permitindo acessibilidade a pessoas com deficiências.

23082021 DJI 0634A subprefeita Talita Galhardo faz questão de lembrar a história e comemorar a data. Foto: @marcelomania.

O assunto foi notícia nos jornais televisivos e impressos e continua funcionando para alegria de todos os frequentadores da igreja e ao público em geral que pode ver toda a Baixada de Jacarepaguá do alto do rochedo.

A subprefeita Talita Galhardo faz questão de lembrar a história e comemorar a data, uma vez que o local contribui para o incentivo ao turismo em Jacarepaguá.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!