Prefeitura comemora sete anos da inauguração do Plano Inclinado da Igreja Nossa Senhora da Penna

Construída entre 1633 e 1642, a igreja é uma das mais antigas da cidade.

0

Há sete anos, em agosto de 2014, a Prefeitura do Rio inaugurava o Plano Inclinado da Igreja Nossa Senhora da Penna, na Freguesia. Construída entre 1633 e 1642, é uma das mais antigas da cidade.

O Plano Inclinado, que leva o nome de Monsenhor José Carlos Moreira, conta com duas estações: a estação José Roiz de Aragão, na Rua Nossa Senhora da Penna, e a estação Provedora Lygia Moreira Alves de Brito, no alto da Pedra do Galo, a 160 metros de altura. A obra fez parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio.

O projeto contou ainda com a instalação de um elevador, que liga a estação superior ao pátio da igreja.

A primeira viagem teve como passageiros o prefeito, o cardeal-arcebispo do Rio Orani Tempesta, o Padre Henrico e o desembargador José Lucas Moreira Alves de Brito. O veículo transporta 18 passageiros por viagem, com duração de cinco minutos, percorrendo um trecho de 110 metros sobre a rocha, sendo semelhante ao que também foi implantado na Igreja da Penha, em 2012, na gestão do atual prefeito.

A intervenção teve grande complexidade logística, já que todo o material era descarregado na subida do morro e transportado manualmente até o topo.
O projeto contou ainda com a instalação de um elevador, que liga a estação superior ao pátio da igreja, permitindo acessibilidade a pessoas com deficiências.

A subprefeita Talita Galhardo faz questão de lembrar a história e comemorar a data. Foto: @marcelomania.

O assunto foi notícia nos jornais televisivos e impressos e continua funcionando para alegria de todos os frequentadores da igreja e ao público em geral que pode ver toda a Baixada de Jacarepaguá do alto do rochedo.

A subprefeita Talita Galhardo faz questão de lembrar a história e comemorar a data, uma vez que o local contribui para o incentivo ao turismo em Jacarepaguá.

The following two tabs change content below.
Maximino Brügger Perez
Jornalista responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante oito anos, com participações em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Holanda, Inglaterra, México, Peru, República Tcheca e Venezuela. Destaques para os Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres (2012), Rio (2016), Pan e Parapan de Guadalajara e o Mundial de Roterdã. Especialista em transmissão ao vivo, produção e edição de vídeos, repórter e editor do Jornal dos Sports durante uma década. Assessor de Imprensa do candidato a presidente do Flamengo José Carlos Isidro, além de jogadores e empresários como Júnior Baiano, Dimba, Beto, Zagallo Filho, entre outros.
26-08-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas