União de forças promove mudança em área de antigo lixão na Comunidade da Cascatinha

No dia 22 de julho, foi realizado um mutirão de ações integradas promovido pela Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens

0

No início do mês de julho, a recém fundada NAMAC – Nova Associação de Moradores e Amigos da Cascatinha- procurou o poder público para solicitar a realização de serviços de manutenção e melhorias na comunidade.

A troca de lâmpadas pela RioLuz, a sanitização de vias e a roçada do extenso canteiro que margeia a Estrada da Cascatinha pela Comlurb foram os principais pedidos.

Em meio a conversas com assessores da Subprefeitura, funcionários da Comlurb e moradores, surgiu a ideia da criação de uma Horta Comunitária.

No dia 22 de julho, foi realizado um mutirão de ações integradas promovido pela Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens. Na ocasião, além da RioLuz e da Comlurb, funcionários da Fundação Rio Águas e da Fundação Parques e Jardins estiveram no local para vistoriar pontos críticos e avaliar a possibilidade da implantação de uma pracinha na comunidade, que sofre por não ter nenhuma área de lazer.

Em meio a conversas com assessores da Subprefeitura, funcionários da Comlurb e moradores, surgiu a ideia da criação de uma Horta Comunitária numa área que sofria com o descarte irregular de lixo e entulho. Um problema antigo, que já vinha sendo combatido com ações rotineiras da Comlurb.

Assim que os voluntários do Coletivo Nossa Horta conheceram o lugar e foram recebidos pela presidente da associação, Jaqueline Oliveira da Silva, as ideias se conectaram e em uma semana, a área já estava recebendo o primeiro mutirão de revitalização e plantio.

A iniciativa do Coletivo Nossa Horta, tem como objetivo promover ações de educação ambiental, provocar um sentimento de pertencimento dos moradores na lida com a própria terra, sugerir atividades ocupacionais, contribuir com a redução dos índices de ocupação irregular em terrenos ociosos ao mesmo tempo em que promove a inclusão social dos moradores locais. No dia 22 de agosto foi realizada mais uma ação do Coletivo, na Comunidade Taboinhas, também em Vargem Grande.

A presença das crianças foi o ponto chave dessa mudança, ao participarem se sentiram incluídas e cheias de alegria.

“A criação da horta comunitária da cascatinha mostrou como a união sempre resultará em resultados mais produtivos, que favorecem o bem comum e a participação das crianças foi o ponto chave dessa mudança, ao participarem se sentiram incluídas e cheias de alegria em aprender e se integrar a natureza, aguardando ansiosas a sonhada pracinha, é preciso olhar as novas gerações e preenchê-las de boas perspectivas”, Comentou Elaine Parcial da Silva, Permacultora, Agente Popular em Agroecologia e uma das representantes do Coletivo.

“Em nome da associação de moradores amigos da cascatinha, gostaria de agradecer aos moradores e parceiros pelo empenho em se dedicar e buscar cada vez mais melhorias por nossa comunidade, dizer que nem nos meus maiores sonhos imaginei que ficaria tão linda a nossa horta comunitária, quem vê hoje, nem imagina o lixão que um dia foi. É só o começo, o primeiro passo, de muitas coisas que estão por vir, ideias a sair do papel, com persistência, dedicação e fé acontecerá. Precisamos da comunidade unida para que cada vez mais a gente consiga dar passos mais largos. Seguimos na luta”, afirmou Jaqueline

“Através da Subprefeitura podemos provocar esses encontros e conexões. A parceria do poder público com sociedade civil e a iniciativa privada sempre resultam em mudanças impactantes em regiões antes abandonadas e maltratadas. Sou um entusiasta no que diz respeito a participação da população na comunicação com o poder público, por isso mantenho o canal de relacionamento da Subprefeitura sempre aberto, seja através do telefone ou dos encontros presenciais, como também com as mídias sociais que vem nos dando um retorno muito positivo”, completou o Subprefeito Raphael Lima.

The following two tabs change content below.
Maximino Brügger Perez
Jornalista responsável pela comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa durante oito anos, com participações em eventos na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, Holanda, Inglaterra, México, Peru, República Tcheca e Venezuela. Destaques para os Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres (2012), Rio (2016), Pan e Parapan de Guadalajara e o Mundial de Roterdã. Especialista em transmissão ao vivo, produção e edição de vídeos, repórter e editor do Jornal dos Sports durante uma década. Assessor de Imprensa do candidato a presidente do Flamengo José Carlos Isidro, além de jogadores e empresários como Júnior Baiano, Dimba, Beto, Zagallo Filho, entre outros.
27-08-2021 |

Deixe um comentário

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas