Matérias e Colunas

União de forças promove mudança em área de antigo lixão na Comunidade da Cascatinha

No início do mês de julho, a recém fundada NAMAC – Nova Associação de Moradores e Amigos da Cascatinha- procurou o poder público para solicitar a realização de serviços de manutenção e melhorias na comunidade.

A troca de lâmpadas pela RioLuz, a sanitização de vias e a roçada do extenso canteiro que margeia a Estrada da Cascatinha pela Comlurb foram os principais pedidos.

20210827 101537 1
Em meio a conversas com assessores da Subprefeitura, funcionários da Comlurb e moradores, surgiu a ideia da criação de uma Horta Comunitária.

No dia 22 de julho, foi realizado um mutirão de ações integradas promovido pela Subprefeitura da Barra, Recreio e Vargens. Na ocasião, além da RioLuz e da Comlurb, funcionários da Fundação Rio Águas e da Fundação Parques e Jardins estiveram no local para vistoriar pontos críticos e avaliar a possibilidade da implantação de uma pracinha na comunidade, que sofre por não ter nenhuma área de lazer.

Em meio a conversas com assessores da Subprefeitura, funcionários da Comlurb e moradores, surgiu a ideia da criação de uma Horta Comunitária numa área que sofria com o descarte irregular de lixo e entulho. Um problema antigo, que já vinha sendo combatido com ações rotineiras da Comlurb.

Assim que os voluntários do Coletivo Nossa Horta conheceram o lugar e foram recebidos pela presidente da associação, Jaqueline Oliveira da Silva, as ideias se conectaram e em uma semana, a área já estava recebendo o primeiro mutirão de revitalização e plantio.

A iniciativa do Coletivo Nossa Horta, tem como objetivo promover ações de educação ambiental, provocar um sentimento de pertencimento dos moradores na lida com a própria terra, sugerir atividades ocupacionais, contribuir com a redução dos índices de ocupação irregular em terrenos ociosos ao mesmo tempo em que promove a inclusão social dos moradores locais. No dia 22 de agosto foi realizada mais uma ação do Coletivo, na Comunidade Taboinhas, também em Vargem Grande.

images 24 1
A presença das crianças foi o ponto chave dessa mudança, ao participarem se sentiram incluídas e cheias de alegria.

“A criação da horta comunitária da cascatinha mostrou como a união sempre resultará em resultados mais produtivos, que favorecem o bem comum e a participação das crianças foi o ponto chave dessa mudança, ao participarem se sentiram incluídas e cheias de alegria em aprender e se integrar a natureza, aguardando ansiosas a sonhada pracinha, é preciso olhar as novas gerações e preenchê-las de boas perspectivas”, Comentou Elaine Parcial da Silva, Permacultora, Agente Popular em Agroecologia e uma das representantes do Coletivo.

“Em nome da associação de moradores amigos da cascatinha, gostaria de agradecer aos moradores e parceiros pelo empenho em se dedicar e buscar cada vez mais melhorias por nossa comunidade, dizer que nem nos meus maiores sonhos imaginei que ficaria tão linda a nossa horta comunitária, quem vê hoje, nem imagina o lixão que um dia foi. É só o começo, o primeiro passo, de muitas coisas que estão por vir, ideias a sair do papel, com persistência, dedicação e fé acontecerá. Precisamos da comunidade unida para que cada vez mais a gente consiga dar passos mais largos. Seguimos na luta”, afirmou Jaqueline

“Através da Subprefeitura podemos provocar esses encontros e conexões. A parceria do poder público com sociedade civil e a iniciativa privada sempre resultam em mudanças impactantes em regiões antes abandonadas e maltratadas. Sou um entusiasta no que diz respeito a participação da população na comunicação com o poder público, por isso mantenho o canal de relacionamento da Subprefeitura sempre aberto, seja através do telefone ou dos encontros presenciais, como também com as mídias sociais que vem nos dando um retorno muito positivo”, completou o Subprefeito Raphael Lima.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!