Matérias e Colunas

DICAS PARA UMA BOA GESTÃO DO DINHEIRO DO SEU NEGÓCIO

Interna 780x442 9

Quando pensamos em planejamento financeiro para empresa, logo pode parecer algo desafiador e até mesmo um assunto que tira o sono de muitas pessoas, porém, o assunto é mais tranquilo do que aparenta.

As maiores dores de uma empresa sempre estão ligadas diretamente ao planejamento financeiro, e por falta de uma boa administração leva diversas empresas ao fechamento por não entender os números.

Pensando em trazer dicas práticas que levem os empresários a um bom planejamento vale pensar que a separação da pessoa física e jurídica é uma prioridade para qualquer empresário que deseja ter sucesso na jornada dos negócios.

Como orientação direta para todos os empresários uma boa gestão de precificação de produto, não basta apenas pensar em compra e vender, é necessário entender qual a margem de lucro obtida individualmente em cada produto. Também vale lembrar que é necessário incluir os custos como frete, custos diretos e indiretos e inserir os custos com impostos para cálculo de preço.

Umas das necessidades para uma boa gestão é o controle de entradas e saídas de tudo que se movimenta em sua empresa. Para que se tenha o controle é necessário realizar o acompanhamento detalhado para saber onde se encontra cada um real da empresa, e saber necessariamente quanto se tem de faturamento no final do mês. Um dos maiores desafios de uma empresa é não saber exatamente quanto foi realizado no mês de uma empresa ou até mesmo quanto entrou ou para onde saiu o recurso da empresa.

É necessário a implantação de um sistema direto de controle financeiro da empresa, para que se tenha gestão. Não se pode ter uma administração fora de um sistema, utilizando um acompanhamento em papel ou anotação mental. Empresa é gerida por sistemas de informação.

Quando se pensa em evolução de uma empresa é necessário entender que todo amadorismo precisa ser retirado e que o tratamento de uma empresa deve ser sério e acompanhado recurso por recurso. Lembrando que todo empresário também é um funcionário de sua empresa e assim precisa ser definido um pró-labore por seu trabalho realizado, uma espécie de salário a ser pago por ser o dono de uma empresa. Então não é o quando se deseja ou quanto quer, é preciso colocar isso junto as despesas fixas da empresa.

E sempre lembrar, contrate a ajuda de profissionais técnicos para auxiliar nas demandas da empresa relacionadas na administração do financeiro, como consultoria financeira para a empresa, isso pode ser de grande ajuda para o sucesso das finanças do seu negócio.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!