Matérias e Colunas

Categoria:

Cuidado! Fones de ouvido podem causar perda auditiva

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram

Os fones são nossos companheiros nas viagens, no trabalho e até mesmo nos hobbies. Muita gente usa para ouvir música, vídeos e áudios.

E, na pandemia, os fones fizeram parte do trabalho de muita gente no home office. Mas, quando usados de forma intensa e contínua podem fazer muito mal para a nossa audição.

20211008 113809
O uso moderado pode ser prazeroso, mas de forma abusiva pode provocar lesões irreparáveis.

Um volume muito forte pode lesionar as células receptoras da audição e causar perda auditiva permanente. Por isso, é importante seguir algumas dicas para evitar esse problema:

1. Prefira fones que fiquem na parte externa da orelha, os que “ficam dentro da orelha”, como os que costumam vir em aparelhos celulares são mais prejudiciais;

2. O ideal é que você consiga ouvir o que está “saindo” do fone, mas também os sons externos. Se não consegue ouvir os sons externos, pode ser que esteja muito alto.

3. Repouse sua audição: a cada hora de uso dos fones, dê um repouso de 10 minutos, isso evita agressão as células auditivas.

4. Guarde sempre o fone em local higienizado para evitar infecções. Não deixe em contato direto com a bolsa, por exemplo.

IMG 20211007 WA0031 e1633706493579
Por: Bruno Dutra

O uso moderado dos fones pode ser uma atitude prazerosa e saudável, porém o uso abusivo e em altas intensidades podem provocar lesões auditivas irreparáveis.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!