Matérias e Colunas

Teste inédito em cães e gatos ajuda a prevenir doenças

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram

Uma parceria da LC Plus, gigante importadora americana, com o Lach – Laboratório e Clínica no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, permite que donos de cães e gatos que desejam realizar o exame em seu PET, recebam o kit em casa e colham o material genético.

20211027 093105 1
O teste de DNA para cães e gatos é muito mais simples do que você imagina.

O resultado fica pronto entre 30 e 60 dias e seus criadores afirmam que o método é tão acurado quanto o diagnóstico humano com a mesma tecnologia.

O exame pode detectar vários tipos de câncer sem sinais físicos, por meio de uma simples coleta de material genético. O dono do PET recebe o kit em sua residência com todas as informações necessárias para a coleta, liga para o laboratório e solicita que uma equipe busque o material.

De acordo com Bárbara Pereira, biomédica responsável pelo setor de análises clínicas do Lach, o teste de DNA para cães e gatos é muito mais simples do que você imagina.

“A parceria do Lach com a LC Plus é com o objetivo de facilitar o envio do material genético para os EUA. Estamos ajudando na logística. Todos os testes são patentes americanas”, destaca a especialista.

20211021 152402
A novidade pode mudar o prognóstico de muitos animais.

Para checar se o PET tem intolerância a algum alimento, basta penteá-lo, pegar o que sobrou na escova e colocar no envelope que veio no kit exame. Já para o teste de genoma, o procedimento é passar um cotonete na bochecha do cão ou gato, basta fazer movimentos leves repetidos na parte interna da bochecha do animal e depois colocar o SWAB no envelope.

O genoma rastreia mais de trinta e cinco tipos de doenças de gatinhos e cachorros. Além disso, com esse tipo de exame também é possível descobrir a raça do animal. A novidade pode mudar o prognóstico de muitos animais, já que muitas vezes diversas doenças só são detectadas tardiamente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!