Matérias e Colunas

Categoria:

Prefeitura retoma construção de duas unidades escolares em Curicica

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram
A Prefeitura do Rio anunciou na quarta-feira (3/11), a retomada das obras para construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) e uma escola que atenderá ao Fundamental I (antigo primário), em Curicica. As obras foram iniciadas na gestão anterior do prefeito Eduardo Paes e ficaram paradas nos últimos quatro anos.
O anúncio obras foi feito pelo prefeito em exercício do Rio, Carlo Caiado, que estava acompanhado dos secretários de Educação, Renan Ferreirinha, de Infraestrutura, Jorge Arraes, de Assistência Social Laura Carneiro, presidente da Rio Urbe, Rafael Salgueiro, diversos vereadores e a subprefeita de Jacarepaguá Talita Galhardo.

20211104 013849
Serão 24 novas salas para alunos do 1º ao 5º ano, com espaço multiuso e de leitura para 720 crianças em horário integral.

– É uma alegria estar aqui para retomar essas obras tão importantes para as famílias desta região. Estamos todos trabalhando muito por essa gestão que faz diferença em Jacarepaguá e em toda a cidade – resumiu a subprefeita Talita Galhardo.
Na escola, serão 24 novas salas para alunos do 1º ao 5º ano, com espaço multiuso e de leitura para 720 crianças em horário integral. Já o EDI terá 12 salas de atividades, berçário, pátio coberto e parquinho para 300 crianças, também em horário integral. A previsão é que as duas unidades, que fazem parte do projeto Fábrica de Escolas, fiquem prontas em oito meses, com atividades previstas para o segundo semestre de 2022.
– É uma honra anunciar a volta de uma obra tão importante para a educação. Esse processo de retomada da Fábrica de Escolas pela Prefeitura começou em setembro, em Madureira. Essas duas escolas aqui são uma necessidade para Curicica e os moradores dessa região podem ter certeza que, no ano que vem, voltaremos para inaugurá-las – afirmou o prefeito em exercício.
Apesar de 40% das obras já terem sido executadas em 2016, a gestão passada não finalizou a construção das escolas nos últimos quatro anos. Os problemas de depreciação sofridos neste período também serão sanados com a retomada dos trabalhos.
– Fico muito feliz em conseguir retomar as obras que ficaram abandonadas na gestão anterior. O nosso objetivo é entregar todas essas unidades escolares, não só para aumentar o número de vagas disponíveis para nossas crianças, mas também para oferecer um espaço onde elas recebam educação de qualidade, em horário integral – destacou o secretário de Educação.
A secretaria de Infraestrutura, por meio da Rio-Urbe, será a responsável por concluir as obras das duas unidades, suspensas desde novembro de 2017. A parte estrutural está pronta e o próximo passo é finalizar as instalações, cobertura, quadra, pintura e demais acabamentos para receber os alunos.
20211104 013951
No fim de setembro, a nova gestão anunciou a retomada da construção da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca.

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o Projeto Fábrica de Escolas construiu cerca de 300 escolas ao longo dos oito anos de governo. Foram entregues para a população 276 unidades, sendo 196 EDIs e 80 escolas, e 29 seguiram em construção.
Nos últimos quatro anos, somente três unidades foram concluídas pela Prefeitura. Agora, a Secretaria de Educação retomou o projeto, com previsão de erguer mais 20 escolas.
No fim de setembro, a nova gestão anunciou a retomada da construção da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca, em Madureira. A unidade vai atender a 500 alunos do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano, em horário integral.
Em outubro, ocorreu a retomada da construção de mais duas escolas da Educação Infantil no Rocha e na Pavuna e também a reconstrução da unidade CM Pescador Albano Rosa, na Maré, atingida por um incêndio em setembro.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!