Matérias e Colunas

Categoria:

Valorizando nossos relacionamentos para torná-los mais saudáveis

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram

Quando o casal sentir que há algo errado na relação deve procurar ajuda de um profissional. A terapia é uma das formas de ajuda. Por meio dela, o especialista consegue auxiliar os dois a um diálogo saudável, resolver seus problemas e estabelecer regras de convivência que melhoram muito o relacionamento.
Para fazer alguém feliz é preciso conseguir ser e fazer feliz. Somos seres relacionais, por isso a valorização do outro é fundamental na construção de relacionamentos saudáveis. Existem vários questionamentos que podem ser respondidos.

images 35
Depois de algum tempo de convivência, essas diferenças começam a aparecer, surgindo então brigas e até mesmo falta de respeito um com o outro.

O que é relacionamento? Relacionamento afetivo é a união de duas pessoas que, por diversas razões, querem seguir uma vida juntas. Nesse sentido, cada um traz uma história, experiências passadas, opiniões, costumes e sentimentos.
Quantas vezes diante de um conflito valorizamos mais o erro do que a pessoa que erra? Depois de algum tempo de convivência, essas diferenças começam a aparecer, surgindo então brigas, desentendimentos, desconfiança e até mesmo falta de respeito um com o outro. E o relacionamento começa a ser ameaçado.
Nos tornamos ótimos em acusar e péssimos em em apoiar. E no foco da tensão, perdemos a capacidade de pensar antes de agir e reagir. Deixamos de nos expressar com empatia e receber com acolhimento.
Qual é a base de um relacionamento saudável ?
• Fundamentado no diálogo
• Fundamentado na compreensão
• Fundamentado na escuta empática
• Fundametado nos encontros autênticos
• Fundamentado na presença genuína.
• Que tem generosidade
• Que tem respeito mútuo
O que é um relacionamento não saudável?
• As pessoas se tornam peritos em reclamações mútuas.
• Impera o egoísmo
• Tem muita cobrança
• Não tem confiança
• A necessidade de estar sempre certo
images 36
A convivência diária é tarefa complexa. Mas é possível contruir relacionamentos saudáveis quando aprendemos as ordens (regras).

Por mais saudável e cheio de amor que seja um relacionamento os desentendimentos surgirão, faz parte dos relacionamentos em geral, pois são indivíduos diferentes, comformações, visões e opniões diferentes.
Entretanto, quando esses desentendimentos são bem administrados, trazem aprendizados que possibilitam a resiliência e outras competências e habilidades essenciais para a vida.
A convivência diária é tarefa complexa. Mas é possível contruir relacionamentos saudáveis quando aprendemos as ordens (regras) do relacionamento: ordem e hierarquia, pertencimento, equilibrio entre dar e receber.
Entendemos que, por trás de uma pessoa que fere, há uma pessoa ferida quando conquistamos o território da emoção e, depois, então o território da razão.
E lembrem-se do que foi dito anteriormente: para fazer alguém feliz é preciso conseguir ser e fazer feliz.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!