Matérias e Colunas

Categoria:

Saiba quais são os principais tratamentos para o melasma

O melasma é uma doença de pele benigna e não contagiosa, trata-se de uma doença crônica e insistente, tendo em vista que podem desaparecer, mas logo voltar a aparecer causando desconforto na aparência e baixa autoestima. Tende a ser mais comum em mulheres e normalmente surge na face com uma coloração castanha, amarronzada. As áreas mais atingidas são a testa, as bochechas, o nariz, o queixo e a zona entre o nariz e o lábio superior. Apesar de raramente, também pode aparecer no pescoço, peito, costas, antebraços e dorso das mãos.

20211123 114135
O melasma possui tipos e o tratamento mais adequado vai depender da profundidade da camada de pele afetada.

As causas do melasma não são totalmente conhecidas, mas, sabe-se que alguns fatores podem colaborar para essa hiperpigmentação, em destaque está a exposição solar repetida, também as alterações hormonais, medicamentos, fatores genéticos e outros. Pessoas que têm o quadro na família, podem consultar um médico dermatologista e se informar sobre como se prevenir da melhor maneira. Os tratamentos para a doença servem para atenuar e melhorar a aparência da pele, sabendo que são raros os casos em que a cura é efetiva, um dos preventivos e tratamentos primordiais mais indicado é o uso do protetor solar constantemente.
O melasma possui tipos, alguns mais superficiais outros mais profundos, o tratamento mais adequado vai depender da profundidade da camada de pele afetada, por isso a importância de consultar um dermatologista.
Hoje podemos contar com os seguintes tratamentos:
Laser – Um dos tratamentos mais eficazes, consiste em quebrar as partículas de pigmentos em vários fragmentos, que são absorvidos pelas células de defesa e eliminados pelo organismo. Uma grande preocupação é o efeito rebote, já que se o laser for utilizado de forma inadequada, poderá estimular o escurecimento das manchas. Portanto, ao iniciar o tratamento com laser, deve-se procurar por um especialista no assunto.
Peeling – Este tratamento procura eliminar ou atenuar as manchas. Envolve a aplicação de uma solução química que provoca a exfoliação da pele eliminando as células mortas e estimula o crescimento de novas células e em sequência, a renovação da pele. É uma opção terapêutica rápida e eficaz.
Cremes Despigmentantes – Existem várias pomadas e cremes eficazes no tratamento do melasma, mas são produtos prescritos pelo médico dermatologista. Estes produtos, com fórmulas específicas, são utilizados na superfície da pele, cujo objetivo é penetrar e alcançar os responsáveis pela produção excessiva de melanina e, assim, eliminar ou atenuar as manchas do melasma.
É sempre bom lembrar, que todo e qualquer procedimento deve ser antes avaliado pelo profissional e que nem sempre um procedimento vai ser indicado para pessoas diferentes.
Recorrer a profissionais capacitados que ofereçam tratamentos amparados por médicos dermatologistas, sempre será a melhor solução para se obter ótimos resultados.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!