Matérias e Colunas

Categoria:

Downtown volta a receber evento após pausa da pandemia

imagesClique aqui e siga nosso perfil no Instagram
Após uma interrupção causada pela pandemia, o calendário da Junta Local foi retomado com uma sequência inesquecível de feiras. Em novembro elas finalmente atravessam mais uma vez o túnel, chegando à Barra da Tijuca, mais precisamente no Downtown, nos últimos  dias 27 e 28 de novembro de 2021 (sábado e domingo).

20211130 123824
A Junta Local foi criada em agosto de 2014 em Botafogo, Rio de Janeiro e desde então realiza feiras fixas e itinerantes.

Com seus espaços amplos e abertos com seu jeitão de praça, a comunidade de pequenos produtores da Junta Local se sentiu muito à vontade para levar o melhor da comida e gastronomia local do Rio de Janeiro. A feira contou com em torno de 50 expositores, com uma enorme diversidade: desde pães, hortifruti orgânico, granolas, confeitaria, mel para fazer a feira, até comidinhas, vinhos naturais e cervejas artesanais. A feira contou ainda com bate-papos sobre comida e gastronomia e programação musical.
No sábado (27) aconteceu um bate papo sobre o tema: “Por que comida local no seu dia-a-dia?”. Depois, o grupo Roots Jazz se apresentou. O grupo é instrumental formado por cinco musicistas, capitaneado por Josiel Konrad e Moises Mendiguin, músicos negros (trombonistas), oriundos de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense (RJ), ambos possuem longa trajetória na cena musical do Estado, onde se reencontraram e criaram o projeto a partir da inquietação de fortalecer as suas raízes. O projeto busca reafirmar a potencialidade artística da Baixada, quebrar paradigmas e ocupar novos espaços, além de se tornar referência para jovens e adultos residentes nestas localidades.
Já no domingo (28) foi a vez da enogastronomia e a conversa sobre “Vinhos Naturais: Uvas e nada mais”. Depois disso, a música foi garantida com Didã, com suas composições poéticas que faz um passeio por diversos ritmos: forró, xote, baião, samba, choro e ainda blues, reggae. Juntamente como sua banda Banjhamba, composta por: Giovane Nobre, Carlito Gepê, Dilmar José e Jailson Camaleão.
Em ambos os dias Djs também embalaram o evento.
MARCAS CONFIRMADAS
Entre os produtores e expositores convidados: Padaria Alvéole – Pães de fermentação natural e pizzas; Troço Bom – laticínios e queijos artesanais; Quetzal e Mô Chocolates – chocolate bean-to-bar; Mel da Terra Verde; Vinhos Daqui – Vinhos naturais; W-Kattz, Carioca Brewing Co. e Three Monkeys – cerveja artesanais; Cam´On RJ – Comida tailandesa com rolinhos e curry; Belga Wafels- wafels; Fresca – comida vegetariana; Catavento Pescados – pescados frescos de Cabo Frio e sardinha frita; e Sorvetes Hoba – sorvetes veganos.
ENTENDA O EVENTO
A Junta Local foi criada em agosto de 2014 em Botafogo, Rio de Janeiro e desde então realiza feiras fixas e itinerantes mantém uma plataforma de venda direta, a Sacola da Junta, e coordena a organização de um coletivo de mais de 150 pequenos produtores.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!