Segundo uma pesquisa do Hubspot e We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, ou seja, isso dá 66% da população brasileira. Só esse dado já seria suficiente para qualquer marca estar na Internet.
E muitas realmente estão, e outras acham que estão!
Sim, eu disse “acham” porque simplesmente ter um ou outro perfil em rede social está longe de ser eficiente.
Aliás, é praticamente nada!
Se a sua marca que ser realmente eficiente e quer captar clientes através da sua presença online é preciso entender que tudo começa por pesquisa, passa pelo planejamento e mensuração dos resultados.
Não basta abrir o Instagram e publicar o que você viu na ‘timeline‘ e replicar no perfil da sua marca.
Não, isso está longe de ser eficiente.
É preciso que a sua marca tenha um plano bem definido do que quer, e só então produzir conteúdo. E essa regra vale para qualquer plataforma. Redes sociais, publicidade, sites, e-mail, WhatsApp… tudo!
Por onde começar
Defina seus objetivos – Antes mesmo de começar a criar sua presença online, é fundamental saber exatamente o que você quer alcançar. Aumentar 10% as vendas, ter duas vezes mais alcance nas redes sociais nas publicações, crescer 15% o número de pedidos, etc. Isso precisa ser definido e medido. Cada ação precisa ter o desempenho analisado e ajustado para que os objetivos sejam alcançados.
Escolha as plataformas – Não, nem toda plataforma é ideal para a sua marca. Por não se encaixar nas suas formas de publicações (formato, narrativa, etc.) ou mesmo pela ausência do seu público-alvo.
Produza conteúdo de qualidade – Tenha em mente que o foco do conteúdo é o que o seu público-alvo quer ou precisa, ainda que ele nem tenha consciência disso. Foque no público!
Seja consistente – Mantenha a consistência. Regularidade é a chave para criar uma audiência.
Interaja – De nada adianta a sua marca produzir conteúdo relevante e não interagir com público.
Analise todas as publicações – O que não falta são ferramentas para todo tipo de análise. Escolha a que tiver mais sinergia com a sua estratégia e faça disso um hábito ampliando ações que deram certo e ajustando as que precisam ser aprimoradas.
Seja uma marca autêntica – Se tem uma coisa que mudou drasticamente é a relação do público com as marcas. Não perca tempo fingindo ser engajado só para conquistar novos clientes. Caso contrário ele não hesitará em cancelar a sua marca.
Qual a estrutura necessária
Site – Esse deveria ser o seu principal canal de comunicação da sua marca, uma vez que todos nós somos inquilinos nas redes sociais. Nelas as regras mudam o tempo todo e no site da sua marca você terá total controle sobre a estratégia de comunicação e vendas.
Blog corporativo – Antes que pergunte, os blogs não morreram, tanto é que se você está lendo essa frase, significa que eu consegui manter a sua atenção sobre esse tema. Faça a mesma coisa para a sua marca e traga novos interessados nos seus produtos e serviços.
Redes sociais – Escolha as plataformas mais adequadas para a sua marca e atue interagindo com o público. As redes sociais são de longe o melhor lugar para fazer isso.
Só com essa pequena estrutura e as dicas do começo do artigo você terá uma presença digital ainda mais eficiente e a chance é aumentar as oportunidades de negócio online da sua marca só crescerão.
Artigo escrito por Cristiano Santos da empresa Kamus que criou o novo Portal Utilità Online.
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