Conhecer e viver nos Estados Unidos é um desejo comum entre os brasileiros. Viver o “American dream” é uma meta de vida para muitos. A boa notícia é que existem mais de 150 formas de viver nos EUA de forma legal e planejada para qualquer família brasileira.
A National Travel and Tourism Office divulgou dados que mostram que o Brasil está entre os cinco países que mais enviam turistas para os Estados Unidos. Em 2022, houve aumento de emissão de green cards concedidos à brasileiros com ensino superior, segundo dados oficiais do governo americano.
O visto mais procurado é o visto de turismo, pois é a porta de entrada para ter contato com a cultura americana.
O primeiro passo para conseguir o visto de turismo para os Estados Unidos é preencher o formulário DS-160 que está disponível no site do Consulado Americano.
O próximo passo é pagar a taxa, que é de 160 dólares, pago diretamente ao consulado. Esse pagamento pode ser por cartão de crédito ou boleto bancário. Após o pagamento, deverá ser feito o agendamento, que pode levar certo tempo devido à alta demanda dos consulados americanos no Brasil.
O “pulo do gato” que muitos não sabem é que o agendamento para a entrevista pode ser feito em qualquer consulado americano no Brasil e fora do Brasil, como na Argentina e Chile.
Segundo dados oficiais do Ministério de Relações Exteriores, divulgados em agosto de 2022, há aproximadamente 1 milhão e meio de brasileiros legais e ilegais nos EUA. Sendo 500 mil no estado de Nova Iorque, 475 mil em Miami e 380 mil em Boston.
Além do visto de turismo, há mais de 150 vistos para o brasileiro ficar de forma legal nos Estados Unidos. Outra opção bem procurada pelos brasileiros é a categoria do EB-2, visto que confere green card a cidadãos estrangeiros que têm ótima qualificação profissional.
A aplicação desse visto é bem mais robusta que um simples visto de turismo, uma vez que exige profissionais especializados para montar o dossiê da documentação do solicitante e apresentar à imigração dos EUA. Esse processo pode levar de 1 a 2 anos.
Por outro lado, brasileiros que possuem uma renda maior têm optado pelo visto EB-5, que é o visto por investimento. Esse visto exige que o solicitante invista cerca de 900 mil USD nos EUA em um empreendimento.
A aplicação do EB-5 também exige uma consultoria especializada, pois são várias disciplinas envolvidas, desde o envio do valor até a montagem do negócio nos EUA.
Dessa forma, viver e morar nos EUA pode não ser tão complicado assim quanto os brasileiros pensam. O ideal é sempre entender o perfil e encaixar com um dos mais de 150 vistos existentes. E para você, o que seria mais interessante?
* Artigo da advogada Glória Caixeta, especialista em Direito Internacional, com atuação no Brasil e em Portugal, além da Consultoria Jurídica Internacional, XCF Global. É formada em Direito pela Faculdade Rio Branco, com especialização em Negócios Internacionais pela Harvard Business School; em Fashion Law pela Escola Superior de Advocacia; Holding Familiar; MBA em International e diversas outras formações.