Do berçário ao ensino fundamental 1
Os fundamentos político-filosóficos, constitucionais e sociais que definem a Proposta Pedagógica do Centro Educacional e Infantil do Recreio, encontram-se traduzidos sintetizados em pilares previamente estabelecidos.
Pilares da Filosofia
– Esforço coletivo na construção de ensino de qualidade, crítico, cientifico e transformador que vise à formação de cidadãos integrados e conscientes de seu tempo, de sua herança histórico-cultural e de sua responsabilidades social;
– Ênfase em valores imprescindíveis ao exercício da cidadania, tais como: liberdade, competência, responsabilidade, solidariedade e disciplina;
– Visão do trabalho como elemento que contribui para o crescimento emocional e intelectual do indivíduo e para a melhoria da qualidade de vida na sociedade;
– Identidade teórica e metodológica nas práticas pedagógicas, resguardadas as especificidades de cada disciplina, série e grau;
– Compreensão de que o processo de escolarização deve promover e desenvolvimento integral do educando, contemplando conceitos, habilidades, atitudes e emoções;
– Metodologias de Ensino que valorizem a participação do aluno no processo de ensino/aprendizagem, que favoreçam a formação de cidadãos flexiveis, aptos a conviver com mudanças.
Integração com a família
A Escola mantém periodicamente, com os responsáveis, reuniões gerais de avaliação e pedagógicas.
Caso seja necessário um diálogo com professores e coordenadores, a equipe do Centro Educacional e Infantil do Recreio estará sempre disponível para o atendimento imediato e esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido havendo assim um perfeito entrosamento casa-escola.
Integração com a comunidade
As crianças, desde cedo, utilizam a comunidade para suas experiências e por isso, nossa escola integra essa vivência essencial ao processo de aprendizagem.
Responsabilidade
O professor é o mediador e incentivador da conquista da independência da criança e da responsabilidade. Ainda ajuda na tomada de consciência do seu ambiente, na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros.
Liberdade
A liberdade é uma conquista cumulativa, revela-se no ajuste da própria vida com a realidade. Ser livre é saber enfrentar a realidade mesmo que com erros, desde que haja consciência na escolha das ações.
“Liberdade com Responsabilidade”, é o que trabalhamos em nossos alunos.
Seja na sala de aula, na área livre, no parquinho, na horticultura ou na piscina aquecida a liberdade é uma palavra presente e vivenciada por todos os alunos.
Horários escolar:
Turno Tarde – Regular Educação Infantil – 13:00 h às 17:30 h;
Regular Ensino Fundamental – 13:00 h às 17:45 h;
Integral e Ampliado – De 7:00 h às 19:00 h.
Com opcionais de Integral de 10 h ou 12 h e Ampliado de 6 h ou 8 h.
Horário secretaria:
De 8:00 h às 12:00 h;
e de 13:00 h às 19:00 h