De acordo com a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global, do Gallup, a proporção de funcionários que se consideram o engajamento no seu emprego em todo o mundo atingiu o recorde de 23% no último ano. O significado de estar “engajado” é quando o funcionário considera que seu trabalho tem significado e ele se sente conectado aos seus colegas, ao seu líder e ao seu chefe.
Entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de 11 pontos percentuais no nível de engajamento, de 12% para 23% dos funcionários em tempo integral e parcial. Esse percentual representa um aumento de mais de 250 milhões no número de funcionários considerados engajados em todo o mundo.
As organizações estão cada vez mais conscientes do impacto positivo do engajamento no desempenho e nos resultados do negócio. O aumento no engajamento relatado pela pesquisa do Gallup pode ser influenciado por vários fatores.
É importante ressaltar que os motivos exatos para este aumento podem variar entre as organizações e países e que ainda há um longo caminho a percorrer para melhorar o engajamento globalmente.
Algumas possíveis explicações para esse aumento:
1. Trabalho remoto e novas formas de colaboração são mudanças que podem ter permitido uma maior flexibilidade e autonomia para os funcionários.
2. O reconhecimento das necessidades individuais dos funcionários, como equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
3. Cultura organizacional e criação de um ambiente de trabalho positivo, o que inclui a promoção de valores como respeito, colaboração, transparência e confiança.
4. Uma liderança que inspire confiança, proporcione apoio e dê feedback construtivo pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.
5. A melhoria da comunicação interna resulta em funcionários mais informados sobre as metas e estratégias da empresa e mais envolvidos nas decisões que afetam seu trabalho.
* Artigo da colunista Cristina Goldschmidt, professora da FGV, especialista em Liderança, Gestão e Idealizadora do Projeto Novas Idades.