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Metas no varejo são de vendas e não de compras

É irracional, mas muitos varejistas ainda determinam quanto se deve comprar em determinado mês, sem antes planejar as vendas.

Gasta-se muito tempo com planilhas detalhadas de grades, pontas de preço, e calendários de compras, sem ter planejado antes as vendas por categoria!

Um planejamento profissional tem a sequência:

Para cada categoria, baseado no histórico, tendências e apostas, se planejam as vendas mês a mês para o período em vista.

Define-se a cobertura de estoque da categoria, mês a mês. Coberturas variam por categoria, e por mês, ao longo do ano.

Fórmula de cobertura de estoque: cobertura do mês M = estoque do dia 1º do mês M dividido pela venda planejada do mês M

Com os estoques, se calculam os recebimentos mês a mês.

Recebimento mês M = Estoque final mês M – estoque inicial mês M + venda mês M

Depois, se calculam as compras mês a mês, levando-se em conta o leadtime dos fornecedores.

A sequência é, sempre por categoria:

·     Planejar vendas mês a mês.
·     Determinar cobertura por mês.
·     Calcular estoques mês a mês.
·     Calcular recebimentos mês a mês.
·     Calcular compras mês a mês.

Depois de se determinar as compras por mês, que o mercado costuma chamar de open to buy, passa-se para o Plano de Sortimento, que explicarei num próximo texto.

Passe para quem é do varejo, pois pode ser útil.

Varejo

* Artigo da colunista Rebeca Calixto, administradora, com especialização em gestão de finanças com 30 anos de experiência atualmente fazendo mestrado em Finanças e Economia.

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