Nos dias atuas as pessoas não vivem sem o celular. Trocam pensagens praticamente o tempo todo pelo Whatsapp e putras redes sociais. Vou abordar um tema de interesse geral: desde o momento da contratação devem ser estabelecidas políticas claras.
A empresa pode monitorar as mensagens do Whatsapp e e-mails corporativos, pois o equilíbrio entre segurança e privacidade são fundamentais.
Algumas empresas proíbem que se acesse e-mails pessoais no computador da companhia. Se a sua permite e você faz uso é importante saber que não é ilegal que o monitoramento pessoal. Pode parecer surpreendente, mas a empresa tem esse direito.
Se o funcionário utilizar o WhatsApp Web no equipamento corporativo, autoriza indiretamente o acesso e a fiscalização dos conteúdos compartilhados, sem que isso seja considerado invasão de privacidade ou quebra de sigilo de correspondência.
O mais importante é estabelecer regras claras, transparência e respeito à privacidade dos funcionários. Precisando de assistência jurídica me envie uma mensagem ou ligue para o telefone (21)98372-7981.
* Artigo da advogada Mara Mendes, especialista em Direito civil, cidadania, trabalhista, previdenciário, consumidor, família e divórcio. Integrante da Comissão da Diversidade Religiosa.