Comprar faz parte da rotina do cidadão, mas por trás disso existem mitos sobre direitos e deveres do consumidor que devem ser conhecidos para evitar problemas e injustiças.
Em tempos de informações falsas é importante procurar conteúdos de fontes confiáveis para não cair em armadilhas praticadas por empresas e comerciantes de má fé.
Existem alguns mitos sobre os direitos do consumidor que são reproduzidos e levam pessoas a se equivocarem na hora de lutar por seus direitos.
Aqui vai uma lista:
1. “Se eu quebrar a embalagem do produto, não posso devolvê-lo”.
O cliente tem o direito de desistir, mas alguns estabelecimentos podem cobrar uma taxa.
2. “Posso devolver qualquer compra em até 7 dias”.
O consumidor pode desistir, mas o prazo só se aplica a compras feitas pela internet ou telefone.
3. “O preço do produto é sempre o mesmo em todas as lojas”.
Não é verdade. Os preços podem variar de acordo com a loja, a região e até a época do ano.
4. “A garantia é válida apenas se o produto apresentar defeito”.
A garantia cobre não apenas defeitos, mas também problemas com a qualidade ou à segurança. Se o consumidor não estiver satisfeito pode recorrer a garantia.
5. “O cliente tem sempre razão”.
Um dos maiores mitos é aquele que diz que o consumidor sempre tem razão, pois existem casos em que ele também pode estar errado.
Devolução de mercadoria é um direito do consumidor para casos específicos, mas pode ser considerada uma gentileza, fidelizando seus clientes.
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Artigo da advogada Mara Mendes, especialista em Direito civil, cidadania, trabalhista, previdenciário, consumidor, família e divórcio. Integrante da Comissão de diversidade religiosa (@oab barrarj).