Matérias e Colunas

Categoria:

Mudanças de paradigmas no DNA

Com o avanço da ciência, está cada vez mais fácil usar ferramentas que ajudam a acalmar os ânimos e prever se o feto apresenta algum tipo de alteração no DNA.

Depois da fecundação, o bebê vai se formando graças a várias divisões celulares. Nesse processo, pequenas falhas são possíveis de acontecer. Elas podem ser inofensivas ou gerar síndromes.

Apesar de não haver dados oficiais, hoje é bem maior que alguns anos atrás. Assim, exames rotineiros do pré-natal já são capazes de dar algumas pistas se algo está evoluindo fora do esperado na formação do bebê, especialmente o ultrassom morfológico, realizado entre 11º e a 14º semana e depois entre a 20º e a 24º.

Dna
Exames modernos ajudam a prever se o feto apresenta algum tipo de problema no DNA

Isso porque ele fornece várias informações, como a transluscência nucal , que é a medida da “nuca” do feto. Esse exame, ajuda a descartar ou levantar suspeitas de alterações congênitas, como cardiopatia e hidrocefalia, e também alterações genéticas e cromossômicas, como síndrome de Down. É importante ter cautela ao interpretar os laudos.

O NIPT, então, seria um próximo passo para casos específicos: quando o morfológico aponta alguma disfunção, quando o histórico de abortos de repetição e alterações genéticas na família ou quando a gestante tem mais de 35 anos.

O NIPT não é um atestado de que o bebê vai nascer sem problema genético algum. Ele só afirma se existe a chance ou não da criança ter as doenças genéticas mais comuns pelo teste.

Daí ser fundamental a orientação de um profissional para avaliar prós e contras de buscar esse tipo de exame. O que vejo, e é importante ressaltar, que o NIPT é útil em determinados casos.

No entanto, os exames de praxe de um pré-natal tradicional são suficientes para acompanhar a gravidez de forma eficiente, e trazer tranquilidade e segurança para a gestante e que no fim das contas, é o que interessa.

Dna* Artigo da colunista Regina Marques Gonçalves, neuropedagoga. (@reginamarquesgon)

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!