Matérias e Colunas

Categoria:

Saúde Digital e Telemedicina: como as seguradoras estão liderando a revolução da medicina

Ser atendido por um profissional de saúde com conforto e segurança, de forma online e de onde estiver é uma realidade para muitos brasileiros: o Healthtechs Report 2023 aponta que 93% dos pacientes pesquisados utilizam a telemedicina para gerenciar suas prescrições, devido o acesso facilitado, economia de tempo e custos e impacto na qualidade de vida.

Desde a aceleração observada com a Pandemia COVID-19, as tecnologias em saúde têm ganhado cada vez mais espaço como soluções inovadoras e indispensáveis para gestão de recursos e custos na saúde suplementar.

Impulsionadas por avanços tecnológicos e novas regulamentações, telemedicina e telessaúde vêm transformando a forma como pacientes e profissionais interagem, tornando o cuidado médico mais acessível, ágil e eficiente.

As Seguradoras e Operadoras de Saúde têm adotado novos modelos de atendimento centrados na telemedicina, tanto para acolher demandas pontuais, quanto acompanhamentos de rotina e monitoramentos de saúde. Destacam-se também as integrações das diversas soluções digitais, para melhor visualização do percurso de saúde do paciente, identificação precoce de fatores de risco e elaboração dos devidos planos de cuidado, rastreamento de doenças, tratamentos, etc.

Tão aceita e adorada pelos pacientes, a telemedicina possivelmente se tornará commodities dos planos de saúde. Se destacarão aqueles que fizerem uma adequada coordenação de cuidado dos pacientes, para estas teleconsultas (e, por conseguinte, exames, terapias e outros) não sejam apenas mais itens na vasta utilização dos beneficiários.

Gerir recursos escassos também é uma opção para telemedicina

Isso possibilita ofertar especialidades médicas em áreas mais remotas ou mesmo aumentar o acesso a especialidades com grandes demandas, aumentar ofertas de atendimento para demandas sazonais e até mesmo grupos específicos de pessoas que requeiram algum cuidado de saúde mais próximo.

Para o segmento de saúde, a telemedicina já parece indispensável e tem sido uma ferramenta muito importante para as consultas de retorno e monitoramentos em saúde.

A expansão de tantos serviços representa oportunidades valiosas para os profissionais de saúde, com maior flexibilidade de horários, menos infraestrutura presencial, possibilidade de atendimento em áreas menos assistidas, múltiplos vínculos, etc. enquanto para as Seguradoras é mais uma oportunidade de reter bons talentos profissionais e inovar as estratégias de gestão dos recursos.

Telemedicina Artigo de Amanda Almeida, Gerente de Gestão de Saúde da Géia Consultoria e Corretora de Seguros, Enfermeira e Gerontóloga.

Compartilhe esse artigo!

Publicidade

Publicações recentes

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!