O envelhecimento é um fenômeno natural habitualmente ligado a perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. Assim, uma das modalidades que mais ajuda no resgate da funcionalidade dos movimentos e na melhora da qualidade de vida, é o treinamento funcional, atividade que estimula a associação da força com outras capacidades físicas, entre elas agilidade, mobilidade, estabilidade e resistência
Ele pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia, como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc. Mais do que ajudar quem está na terceira idade a manter a forma, o treino funcional é saúde, pois recupera a capacidade de realizar as atividades físicas que sempre realizou.
Esta modalidade de treino diminui o risco de lesões, além de dar um preparo extra para o idoso subir escadas, se abaixar com facilidade, ou simplesmente jogar futebol com os amigos no final de semana. Desta forma, os praticantes de treinos funcionais se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam, mas com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.