As micro e pequenas empresas, na maioria das vezes, não têm verba para contratar uma empresa de recursos humanos para selecionar um colaborador e acabam, frequentemente, fazendo o processo seletivo da maneira que lhes convém. Como saber então que aquele candidato é a pessoa certa para integrar o seu time?
A diretora de RH e coach corporativa da Mira, Fátima Mangueira, conta que o ideal é identificar as necessidades do cargo e aliar às competências que um aspirante à função precisa ter.
– Na Mira, usamos a metodologia de seleção por competências, ou seja, mapeamos as competências inerentes ao cargo e quando buscamos os profissionais já com as competências específicas para a função facilita bastante nosso processo, torna-se mais dinâmico e com maior margem de acertos. Usamos métodos de entrevistas comportamentais e interativas com candidato – comenta ela.
Contratação de colaboradores: a entrevista
A entrevista é o grande momento para perceber melhor aquele que está na seleção em busca de um emprego e o peso na balança é para os dois lados: tanto para a empresa quanto para o candidato. Caso o profissional não mostre ter o perfil, o caminho é avisá-lo assim que o encontro entre ambas as partes terminar.
– Um entrevistador focado e bem preparado saberá conduzir sem tirar esperança do candidato. É importante informar o prazo de permanência do currículo dele no banco de cadastro da empresa. Agir com performance e responsabilidade. Outro detalhe é informar ao candidato a verdade. Se ele não tem o perfil da vaga, deve ser informado logo no final, assim, ele sai dali com a informação que poderá ter uma outra oportunidade mais focada com o seu perfil, sem gerar incertezas e desânimo – diz ela.
Contratação de colaboradores x redes sociais
Muitas empresas estão buscando informações sobre os candidatos através das redes sociais, mas é preciso ponderar as ações deles na internet, já que, muitas vezes, tudo é usado para simples diversão. Se levar em conta só o que a pessoa posta nas redes, pode haver um erro na contratação de colaboradores.
– Existem pessoas que utilizam as redes sociais apenas para fins de lazer. Muitas postam perfis imaginários, na maior brincadeira. Vale lembrar que em processos seletivos a avaliação presencial ainda é mais segura. Torna-se vulnerável avaliar com base através do perfil de redes sociais somente – comenta Fátima Mangueira.
Outras empresas usam Facebook e Twitter próprios para divulgar suas vagas. Será que dá para acertar na escolha dos candidatos assim?
-As redes sociais apresentam grandes oportunidades e são bastante importantes para as vagas serem divulgadas. Incrível, mas funciona. Divulgar uma vaga da empresa nas redes ajuda a acertar na contratação de colaboradores. Isso porque existe uma capacidade imensa de se atingir grupos específicos, até mesmo em certos locais onde aquele negócio atua e a reputação dele é positiva, conhecida por todos. Outras vantagens são o baixo custo, a disseminação rápida da informação de muitas pessoas para muitas outras e a facilidade de fazer um post – finaliza ela.