A economia brasileira não está nos seus melhores momentos e quem sente muito isso são os micro e pequenos empresários. Nesta realidade, eles começam a se questionar sobre tudo o que se passa dentro de suas empresas, inclusive sobre os preços que praticam em seus negócios. Como então definir corretamente esses valores?
Segundo com o consultor do Sebrae, Renato Santos, esclarece o assunto.
-Estabelecer preços sempre é desafiante, porém, cobrar bastante caro só espanta os clientes. Contudo, se vender também muito barato, o lucro nunca chega. Para escolher então o preço, é preciso colocar os custos em um primeiro plano. Comercializar abaixo deles está fora de cogitação – comenta.
O segundo item a ser observado é a concorrência: o produto não é vendido, caso os concorrentes vendam mais em conta, a não ser que o empresário justifique os altos preços por uma qualidade superior ao que já existe no mercado.
Uma terceira consideração que o consultor alerta é a questão da percepção dos clientes.
– Caso o produto ou serviço não sejas adequados ao preço, não existe negócio. O cliente gosta de avaliar se o valor traz vantagens – finaliza ele.