O futebol tem conquistado cada vez mais fãs nos Estados Unidos, que o diga o treinador Gustavo Brasil, ex-morador do Recreio, mas ainda ligado ao bairro. Após trabalhar por 15 anos no Centro de Futebol Zico (CFZ) e morar pelo mesmo tempo por aqui, há dois anos teve de arrumar as malas e ensinar a garotada a fazer gols na terra do Tio Sam.
-Após um processo seletivo, fui convidado para integrar o grupo de treinadores das categorias de base do Florida Rush Soccer – comenta ele.
Por lá, o ex-vizinho já conquistou mais de 20 títulos para o clube em duas temporadas, identificou as habilidades dos atletas americanos e criou uma metodologia de treinamento que integrou as melhores características de cada estilo de jogar dos dois países.
Como começou no futebol?
Comecei no futebol aos 6 anos de idade na escolinha do Flamengo.
Por que as crianças americanas estão procurando mais o futebol?
Os americanos são naturalmente competitivos e por isso amam esportes. Com o crescimento do “soccer” nos EUA, o aumento da sua popularidade vem trazendo mais fãs e praticantes do esporte. Costumo falar que o nosso futebol é igual a todas as coisas maravilhosas da vida. Uma vez que você pratica, você vicia.
Quais são as diferenças entre atletas brasileiros e americanos?
Enquanto os atletas brasileiros tem o dom natural de jogar bola, os americanos sãos mais disciplinados e cada vez mais se aperfeiçoam taticamente e fisicamente.
Como são os campeonatos infanto-juvenis da liga americana?
São campeonatos com muita infraestrutura, organização e comprometimento de pais, atletas e clubes envolvidos.
Quais são os pontos fortes dos atletas brasileiros e americanos?
Os atletas brasileiros têm como ponto forte habilidade técnica e dribles. Já os americanos tem como sua principal qualidade a composição tática e melhor preparo físico.
O que os americanos estão fazendo para melhorar no futebol?
Os treinadores estão estudando cada vez mais para poder treinar com eficiência equipes de alto rendimento. Os atletas das categorias de base treinam de 3 a 4 vezes por semana e disputam 2 jogos da liga todo fim de semana. Além disso, os clubes estão investindo na construção de modernos complexos esportivos.
O que o Recreio tem de semelhante com os EUA?
O Recreio tem avenidas principais bem largas, área verde com grandes palmeiras e vizinhanças calmas, assim como a região que eu moro em Orlando, nos Estados Unidos.
Tem família e amigos ainda no Recreio? Com qual frequência vem visitá-los?
Sim, muitos amigos, tios queridos, primos e familiares. A última vez que estive no Recreio foi em agosto de 2013.