Uma mensagem bem redigida, sem erros gramaticais ou de pontuação, parece ser o óbvio, mas, com a pressa do dia a dia, está cada vez mais difícil de encontrar. Seja por falta de tempo ou por achar que seu público não vai se importar com isso. Não o subestime, chamá-lo sutilmente de “ignorante” não irá agradá-lo.
Outra ação simples é lembrar-se de parabenizar seu cliente e/ou colaborador no dia do aniversário dele. Por mais que se torne uma tarefa a mais para sua secretária, não há palavras que exprimam a satisfação que ele sentirá ao saber que uma pessoa de tamanha importância na instituição dedicou alguns minutos que fossem do dia para desejar-lhe um “feliz aniversário” ou felicitá-lo pelo casamento, pelo filho que nasceu, entre outras conquistas pessoais. Isso faz com que eles se sintam mais humanos e não apenas um número que ajudará o faturamento da empresa a crescer.
Obviamente que não podemos sair por aí distribuindo bombons artesanais nas festas de fim de ano, quando só há dinheiro para fornecer hambúrguer, arroz e feijão nas refeições de seus empregados. Mas o ponto de vista que volto a reiterar é que profissionais satisfeitos trabalham melhor. Preocupe-se com eles ou contrate alguém para fazer isso por sua empresa. Tente de qualquer maneira tornar o clima organizacional mais agradável e fazer com que seu público (seja o interno ou o externo) se sinta valorizado.
Além de números, eles são pessoas. E pessoas gostam de ser valorizadas e reconhecidas. Sempre que possível, use da meritocracia para criar um ambiente em que as pessoas queiram crescer profissionalmente, pois estão vendo seu trabalho valorizado.
Não pense que seus clientes serão facilmente ludibriados com meia dúzia de palavras num pedido de desculpas. Os tempos são outros, se eles não gostarem do serviço, trocarão de prestador; se sentirem-se ofendidos, na melhor das hipóteses virarão as costas e sairão contando aos sete ventos quão insatisfeitos estão, e na pior delas, além de disseminar sua ideia negativa, ainda te processam.
Dê mais atenção ao olhar do seu público. Tenha zelo por ele, afinal, é a força motriz de sua organização.