O riso como o instrumento mais simples e eficiente de gerar bem-estar e mudar vidas. Inspirada neste confortante e simpático argumento, a atriz Julia Pastore criou o projeto #umaflorumsorriso. Trata-se de uma ação circense desenvolvida para a área de saúde. Uma manifestação cultural que levará a sete hospitais públicos do Rio a visita de palhaços nos meses de abril e maio. Pacientes, enfermeiras, médicos e funcionários em geral serão agraciados com amor. Amor em forma de flor, um gesto puro com o objetivo de estimular gentileza. Haverá visita em dois setores de pediatria.
Julia buscou na divertida e inspiradora arte do circo a doce rotina dos palhaços que se atrapalham tentando fazer números e, por falta de habilidade acrobática, encontram formas emocionantes de fazer o público sorrir. Distribuem flores artesanais, abraçam as pessoas e as convidam a dar continuidade ao projeto no seu cotidiano. Serão 4 mil flores confeccionadas com material reciclável por um grupo de mulheres moradoras do Engenho de Dentro e de Paciência. Em tempo: parte das flores já está feita.
O grupo de atores/palhaços passará aproximadamente duas horas nos hospitais interagindo, primeiro com pacientes, mas em seguida com todo o quadro de funcionários e até parentes. Durante a intervenção, explica Julia, será pedido que o gesto de multiplique. “Queremos que você recebe a flor, e depois de receber esse amor, você pode entregá-la a uma outra pessoa, que dará a outra e assim vai. E aí estamos espalhando amor. Queremos levar amor às pessoas”, conta a atriz, que há seis anos abraçou o picadeiro e a arte da palhaçaria e há 12 promove intervenções urbanas.
A escolha dos palhaços saiu de duas oficinas oferecidas pelos diretores teatrais Ademir de Souza e Marcio Libar, ambos com 30 anos de experiência como profissionais do riso. Ademir é ator e palhaço. Libar também é ator, preparador de elenco, diretor teatral e mestre palhaço.