O cérebro está em constante atividade, afinal, são cerca de 86 bilhões de neurônios, capazes de formar até 100 trilhões de sinapses (conexões). E, assim como o corpo, a mente precisa ser exercitada para ampliar a sua capacidade.
Doidge (2011) vê o cérebro como um sistema muito mais aberto do que imaginávamos, e a natureza foi mais longe para nos ajudar a perceber e aprender o mundo que nos cerca.
O cérebro reorganiza com a plasticidade cerebral, fazendo novas “equações neurais”. A cada atividade realizada, o encéfalo muda a própria estrutura, aperfeiçoando seu circuito, de modo que fique mais apto à ação ou reação do que se deseja.
A natureza nos deu um cérebro que se transforma para sobreviver em um mundo em constante transformação.
O ambiente está ligado à neuroplasticidade, porque apresenta, a cada dia, novas experiências e, portanto, é necessária a adaptação do indivíduo ao novo estímulo neural.
Cosenza e Guerra (2011) lembram que nem sempre o cérebro é a causa original das dificuldades observadas. O ambiente, na verdade, leva ao desenvolvimento de “comportamentos adaptativos” que podem dificultar ou propiciar a aprendizagem.
Para memorizar algo, antes de tudo, é preciso foco. Afinal, você só consegue se lembrar daquilo em que prestou atenção. Por isso, faça uma coisa de cada vez. Identifique qual é a prioridade do momento e tente se dedicar exclusivamente a ela.
Quanto mais rico for o ambiente que leva à curiosidade, conversação, desafio, jogos, música, maior impacto sobre as capacidades cognitivas e da memória.
Ao buscar resolver diversos assuntos ao mesmo tempo, você fica disperso e acaba deixando passar informações relevantes. Quanto mais envolvido estiver com uma tarefa, maior a chance de guardá-la na memória.
Damásio (2004): “uma emoção propriamente dita é uma coleção de respostas químicas e neurais que formam um padrão distinto.”
Às vezes, relacionar informação com imagem ou palavra ajuda ao cérebro, que é neuroassociativo, a fixá-la na memória!
Se você ligar, por exemplo, uma imagem de sua escolha a coisas que façam parte da sua realidade e associá-las a algo familiar, elas ficarão arquivadas no cérebro e, ao tentar lembrar, é só ativá-las com a imagem ou palavra.
A associação trabalha ligando informações com outras informações como: símbolos, ordens e padrões, etc.
Fomos dotados de um cérebro com capacidade específica que pode aumentar pela aprendizagem e pelo trabalho produtivo ou desperdiçar pela inatividade intelectual e por hábitos de vida que não são saudáveis.
USE ou PERCA
“(…) o milagre do cérebro é que ele foi construído para aprendizagem contínua.” (SPRINGER,1999)