Matérias e Colunas

Nutricionista inova com personal diet e consultas nas casas dos pacientes

Photo via VisualHunt.com
Photo via VisualHunt.com

Emagrecer não é mais tão difícil, não com as inovações nos tratamentos da área de nutrição, como o que faz Kalline Fonseca. A nutricionista promove grupos de emagrecimento presencial, com oito sessões em grupo, onde incentiva seus pacientes com metas, objetivos e informações nutricionais para um emagrecimento saudável. Apesar de ter consultório na Pavuna, Kalline também faz visitas por meio do programa de personal diet, indo até a casa ou trabalho do cliente. Ou seja, sem desculpas para começar a rotina de alimentação saudável.
Para conhecer melhor o seu trabalho e como funcionam esses novos métodos pela busca do emagrecimento, nós conversamos com a nutricionista. Confira:

Há quanto tempo você trabalha como nutricionista e o que te motivou a optar por essa profissão?
Trabalho como nutricionista faz oito anos e fui motivada a escolher essa profissão primeiramente porque sempre fui influenciada por hábitos familiares a uma boa alimentação, e também porque sempre gostei de fazer atividade física. Sabemos que atividade e alimentação andam de mãos dadas. Além de ser formada há 15 anos em estética, na época que busquei fazer nutrição, minhas clientes me incentivavam dizendo que a junção das duas profissões e dos esportes que eu praticava dariam certo. Hoje, tenho uma especialização em nutrição clínica e fitoterapia, além de ser pós graduanda em nutrição esportiva funcional. E também tenho prática com educação nutricional infantil.

Qual o diferencial do seu trabalho?
Tenho dois projetos nutricionais: os grupos de emagrecimento e a educação nutricional em escolas. Além disso, trabalho com atendimento, tanto no consultório quanto como personal diet, onde vou à casa ou trabalho do paciente atendê-lo. Os atendimentos são individualizados na linha clínica, esportiva e funcional, de modo a analisar o paciente como um todo, tanto exames bioquímicos, avaliação física, hábitos e adequações alimentares de acordo com suas atividades diárias, hábitos de vida, qualidade do sono, entre outras estratégias nutricionais para melhora na performance e qualidade de vida. Na verdade, cada consulta é uma “aula” de nutrição, o paciente sai do atendimento maravilhado com tanto aprendizado, aplicando tudo o que foi mencionado na consulta. Não faço dieta, mas cardápios com toque de gastronomia, já que tenho prática na área, além de lista de compras, visita a supermercados, feiras livres, tudo isto para levar qualidade alimentar ao paciente.

Você trabalha com emagrecimento, estipulando metas etc. Como funciona esse tipo de tratamento? Qual o público que te procura?
Os participantes se sentem desafiados e motivados a aplicarem os ensinamentos ao longo da semana e trazem resultados e tarefas cumpridas no próximo encontro. Abro os projetos de acordo com a quantidade de peso que os participantes querem perder. Tenho projetos de emagrecimento em vários níveis e observo em qual nível o paciente está de ansiedade, estresse e dedicação e os incluo nos grupos. Tenho grupos de emagrecimento semanal e quinzenal, com ou sem a participação de outros profissionais da área da saúde. Ao longo dos encontros e de acordo com o nível de dedicação dos participantes, convido profissionais de outras áreas que se interessam e se comprometem com o grupo a contribuírem para o benefício e resultado final dos participantes. Sou aberta a parcerias, neste sentido, tudo para levar qualidade de vida aos clientes e pacientes.

Em épocas do ano como o verão, esse grupo aumenta? O que você fala para aqueles pacientes que querem perder muito rápido, mas que não têm uma boa relação com a alimentação?
Sim, esta época de pós-festas e início de um novo ano é a época ideal para se iniciar os grupos de emagrecimento! Traçar plano e objetivos no início do ano nos dá disposição para levar os dias com mais alegria, crendo que novos sonhos e novas realizações irão se cumprir. Com estratégias corretas, uma nutricionista te auxiliando a enxergar o alimento com outros olhos e não como compensatório de ansiedade e demais sentimentos, tudo muda, muda seu relacionamento com as pessoas, família, disposição em seu trabalho, sono fica mais tranquilo e consequentemente no outro dia você ganha em disposição e qualidade de vida.

Como funciona o seu trabalho com educação alimentar? Você trabalha em escolas? Qual a importância de levar esse tipo de trabalho também para as crianças?
Como sempre gostei de crianças, decidi por trabalhar na educação infantil com nutrição de forma lúdica, criativa e consciente, mostrando sempre a educação nutricional de forma natural, me utilizando da oficina de minichefs com oficinas culinárias, além de jogos, desafios e brincadeiras, inserindo a educação nutricional no dia a dia delas e dentro do projeto pedagógico da escola. Faço este tipo de trabalho também em condomínios e aniversários infantis. Antes de iniciar o projeto nas escolas, apresento o projeto para os pais, dou aula para eles, ensino como planejar lanches escolares e também para viagens. Entendo que a nutrição deve alcançar a família como um todo.

Quer saber mais sobre o trabalho da nutricionista? Basta entrar em contato:
www.facebook.com/nutrartconsultoria/
Instagram: @kallinefonseca
Tel.: 99718-3628

Endereço do consultório:
Alameda dos Pintassilgos, 7 – Pavuna

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!