Matérias e Colunas

Quiropraxia revoluciona tratamento de atletas

Photo credit: planetc1 via VisualHunt.com
Photo credit: planetc1 via VisualHunt.com

Você já ouviu falar de quiropraxia? Embrionária dos Estados Unidos e atribuída a Palmier, em 1895, a técnica está revolucionando os métodos no tratamento das dores crônicas e na regeneração, prevenção e tratamento de atletas. Mas quem pode ser manipulado pela quiropraxia? A resposta é única: não há limites para uma pessoa ser manipulada. Não importa a idade, o biotipo e a extensão da dor. A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das lesões músculo-esqueléticas, e é um tratamento para melhorar a mobilidade das articulações, potencializando a função neurológica. Através de testes neurofuncionais e ortopédicos, o quiropraxista avalia a função das articulações, especialmente as da coluna, com o intuito de investigar a interação entre todos os movimentos do corpo humano para mapear quais regiões podem estar sobrecarregando outras.

No Brasil, a quiropraxia ainda é alvo de muita resistência. Diferentemente dos Estados Unidos, em que, antes mesmo de ser avaliado por um médico especialista, o paciente é avaliado por um quiropraxista, por aqui é justamente o contrário. Porém, nos últimos anos, a técnica tem sido uma grande aliada de atletas de diversos esportes. Neles, a quiropraxia é amplamente usada para acelerar a recuperação muscular, para o ganho de força e flexibilidade, melhora do sono, além do tratamento de eventuais lesões. As técnicas de ajuste das articulações devolvem imediatamente parte do movimento perdido ao longo dos anos e com algumas sessões é possível restaurar funções neurológicas importantes que aliviam dores, melhoram a força muscular, função dos órgãos e o sono, que é um sinal importante na melhoria de qualquer condição física.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, por exemplo, a equipe médica da Seleção Brasileira de diversas modalidades contou com cinco quiropraxistas que integraram parte do time médico. Já a equipe dos Estados Unidos, recordista em medalhas, contou com um quiropraxista como chefe de toda equipe médica.

Mas por que usar a quiropraxia para o tratamento e prevenção? Bom, a quiropraxia é o método mais eficaz na regeneração e recuperação dos atletas, por causa da importância do uso de técnicas sem efeito colateral e de efeito imediato, sem uso de medicamentos. Usain Bolt, Anderson Silva, Rogério Minotouro, Michael Phelps e praticamente todos os atletas de ponta têm seus quiropraxistas, pois entendem que a técnica é indicada para o tratamento de qualquer tipo de doença. Anderson Silva, do MMA, por exemplo, foi um atleta que recuperamos após uma lesão no pé. As sessões deram a ele a volta aos movimentos, e posteriormente, a volta aos rings.

Acreditamos que a quiropraxia é o melhor método, não só para a recuperação dos atletas, mas na cura de muitas outras doenças e dores, pois 95% dos nervos que controlam todas as funções dos órgãos e células do nosso corpo passa dentro da coluna vertebral. Em uma consulta com um quiropraxista, são avaliadas e corrigidas as áreas com deficit de movimento, os músculos com deficit de contração e investiga-se quais regiões da coluna podem estar relacionadas a alterações viscerais, como no intestino, por exemplo, que geralmente tem sua função alterada por desgaste lombar. Os nervos que enviam estímulo para ele emergem desta região. Em casos de dores não relacionadas a alterações músculo-esqueléticas e ao desgaste degenerativo, os pacientes são encaminhados para atendimento médico especializado.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!