Matérias e Colunas

Nas ondas do mar

2Q==
Foto: Pixabay

Hoje, dia 21 de junho, é comemorado o dia do surf, uma forma de celebrar a cultura em torno do esporte. No Brasil, apesar de ser o início do inverno, a data também é marcante: reunindo algumas das melhores praias do mundo, o Rio de Janeiro, mais especificamente o Recreio e a Barra, oferecem pontos de tirar o fôlego até mesmo dos surfistas mais experientes.

“O Recreio tem altas ondas e, o mais importante, tem onda para todos os níveis de surfista (grande, pequena e marola) sem contar que a prainha fica logo ali”, afirma André Gioranelli, analista da World Surf League (WSL).

Morando em Santa Cruz, na Califórnia, André é local do Postinho na Barra da Tijuca e começou a surfar com apenas 9 anos. Hoje, com 40 anos, chegou a ser surfista profissional, vice-campeão carioca em 2004 e top 30 no Supersurf até 2006.

Por sua vez, Marinho Santiago, conhecido repórter especializado em surfe, começou a dar aulas do esporte em escolinhas no ano 2000. O repórter, que já passou por diversas rádios levando informações sobre o surfe, é morador de Barra de Guaratiba, lugar onde explora ondas “menos conhecidas”, como ele diz.

“Eu acho que o Recreio é o ‘north shore carioca’, pois conta com diversos tipos de ondas para todos os níveis e gostos. Tem tubos no posto 9, direitas clássicas no canto da pedra (que protege do vento sudoeste), ondas cheias e bem longas na Praia da Macumba e, por fim, no Secreto, ondas rápidas e rasas propícias aos bodyboarders. Além disso, tudo ainda conta com a Prainha e Grumari que são as praias mais constantes para os surfistas. Resumindo: no Recreio tem onda boa o ano inteiro”, conta.

 

Região é berço de eventos e escolas de surf

 

Histórias como essas inspiram outros atletas e moradores da região a fortalecer ainda mais a cultura do esporte nos arredores. Após três anos, por exemplo, o campeonato Surf Conscience retornou à praia da Barra da Tijuca em maio deste ano. Com o objetivo de atingir a todos e fornecer ações de conscientização em prol da natureza, os organizadores resolveram criar o evento. Saiba mais em: https://utilitaonline.com.br/2017/05/17/surf-conscience-volta-apos-tres-anos-de-hiato/

“Ainda temos muito para evoluir em termos de estrutura, eventos e apoio ao esporte, mas no momento temos que festejar pois o cenário atual mostra que estamos no caminho certo, em constante mudança. O objetivo principal é que todos tenham em mente que este esporte é como todos os outros, envolve disciplina, respeito ao próximo, saúde, estratégia e incentiva a preservação do meio ambiente”, afirma Igor Dornelles, um dos organizadores do Surf Conscience.

Animado para começar a praticar o esporte? Na região, são inúmeras as escolas que ensinam os primeiros passos do surfe! Para encontrá-las, basta acessar a aba de serviços em nosso portal e inserir sua busca: https://utilitaonline.com.br/servicos/.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!