Conhecida também como técnica da barriga negativa ou de ginástica abdominal hipopressiva, a Low pressure Fitness é um conjunto de exercícios posturais combinados com a respiração. A técnica tem ficado conhecida por muitos adeptos. Conversamos com a fisioterapeuta formada há 14 anos, especializada em coluna e com pós em traumato ortopedia, RPG, pilates e agora coach da Low Pressure Fitness, Aline Campos, sobre os benefícios do exercício para a saúde.
De acordo com Aline, o LPF vai muito além de uma barriga negativa: “Ele é conhecido mundialmente por esse nome, barriga negativa, mas é muito mais. Com a prática do LPF, conseguimos uma ativação involuntária da musculatura do pavimento pélvico e da faixa abdominal, sendo muito utilizado para tonificar o CORE, centro do nosso corpo, e, consequentemente, uma melhora notável da postura”. Ela nos listou quinze benefícios da técnica:
- Diminui dores de coluna
- Diminui a pressão intra-abdominal
- Tratamento de diástase
- Melhora a competência do assoalho pélvico
- Proporciona mais tônus e coativação da musculatura abdominal
- Melhora o desempenho sexual
- Trata e previne incontinência urinária
- Diminui até 12 cm de circunferência abdominal
- Afina a cintura
- Reposiciona órgãos internos
- Melhora a circulação
- Tratamento e prevenção de hérnias
- Melhora casos de refluxo
- Atua no intestino, melhorando constipação.
- Melhora significativamente o desempenho atlético
Mas a fisioterapeuta ressalta: “O LPF não emagrece. A diminuição da circunferência da cintura e abdômen acontece devido ao reposicionamento dos órgãos internos e melhora do tônus da musculatura responsável pela contenção abdominal e pélvica”, explica.
Sobre os efeitos colaterais, seja em relação à idade ou sexo, Aline Campos nega: “Não há qualquer efeito colateral, e pessoas de qualquer idade podem fazer, inclusive os homens. Além dos benefícios dos quais falei, tratamos e prevenimos problemas de próstata, pois o LPF proporciona uma descompressão visceral significativa exercida devido à forte aspiração diafragmática”, completa. “LPF é benéfica a todos”, finaliza a fisioterapeuta.
Aline Campos, coach de LPF, recomenda a prática semanal de 30 minutos, mas com orientações. “O ideal é fazer sempre com a orientação de um coach licenciado e, claro, o aluno precisa ter comprometimento para se dedicar cinco minutinhos por dia à prática”, comenta Aline.