O pedido de noivado é o primeiro passo para a construção do dia do casamento. É um momento memorável e único, que será contado e recontado nos próximos anos para seus amigos, familiares, filhos, netos e bisnetos. Na verdade, é a partir dele que se iniciam os preparativos, a escolha da data, dos locais e todo o mais.
O pedido de casamento é um momento sentimental por definição. Falar com o seu coração durante esse acontecimento, provavelmente, será o mais impactante.
O noivado representa uma mudança no capítulo da vida de um casal, que passam de namorados para um compromisso mais sério: o casamento. Embora culturalmente as pessoas achem que este momento é vivido com grande intensidade apenas pela mulher, também o homem deverá ter a obrigação de tornar este momento único e mágico.
Toda mulher é diferente e os homens querem fazer algo único para sua noiva: é o momento de mostrar tudo o que sente e como ela é especial na vida deles. O que é clichê para uma mulher pode ser o sonho de outra. Cabe apenas aos noivos encontrar a caminho para acender o coração da parceira.
Atualmente, a maioria dos casais decide o dia que oficializarão o noivado perante os pais e familiares. O que passou a ser surpresa é apenas a forma como será feito o pedido e o que será o presente que um entregará ao outro na data.
Depois de participarem aos respectivos pais a decisão de casar, segue-se o famoso jantar de noivado. Segundo a tradição, os pais da noiva costumam organizar um jantar em sua casa, convidando a família do noivo e os familiares mais próximos (avós, pais, irmãos) para partilharem este momento. O principal objetivo deste jantar, para além da convivência e do conhecimento de ambas as famílias, é a participação do noivo ao futuro sogro da sua intenção de casar, pedindo-lhe a mão da filha. Quando a noiva não tem mais pai ou este não é presente, o pedido é feito para a mãe da noiva.
Esta cerimônia, embora possa constar de um simples jantar, costuma ser preparada com alguma sofisticação e gosto, pois assinala o momento em que as famílias passam a ter um objetivo único, que é a preparação do casamento dos filhos.
Depois do jantar, o noivo entrega o anel de noivado à noiva, acompanhado de um breve discurso.
Para assinalar esta data, a noiva também costuma oferecer uma lembrança ao noivo, consoante as suas possibilidades e gosto. O mais comum é serem botões de punho, um relógio, uma caneta ou qualquer outro objeto relacionado com o seu gosto e que simbolize o seu afeto e amor.
Atualmente, muitos casais pulam todos esses melindres e noivam intimamente, sem plateia, em um jantar romântico, em uma viagem, em algum local que apenas eles estejam e, depois, socializam a notícia para as famílias.
Independente de como seja a programação para o pedido, o que vale é embarcarem nesse status de noivos e começarem a curtir todos os preparativos para o dia mais esperado: o casamento.
Curtam, se apaixonem ainda mais e façam a contagem regressiva para o SIM, que abre as portas para a construção de uma nova família.