Você quer aumentar o seu faturamento no ano de 2019 e ainda não sabe como? Você já tem seu próprio negócio e quer saber como as redes sociais podem te ajudar a alavancar suas vendas? Ou você ainda não tem sua empresa e não sabe por onde começar? Ufa! Quantas perguntas. No artigo desse mês, eu separei um assunto que – eu sou suspeita, porque amo falar – pode mudar todo o seu planejamento, e, quando usado na forma certa, até triplicar o seu faturamento.
No final do ano de 2018, tive o prazer de estar presente no maior evento de Marketing Digital do Brasil: A IMERSÃO 8PS. O método, desenvolvido por Conrado Adolpho, já ajudou milhares de empreendedores a aumentarem suas rendas rapidamente. E hoje, eu resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que o mestre, o mago, o mito – como é chamado pelos seus alunos empresários durante a imersão – Conrado ensinou.
O que são os 8PS?
Essa metodologia é a mais usada no país, tendo reconhecimento também no exterior. Na coluna de hoje, vamos ver os 4 primeiros P’s.
1ºP: Pesquisa – Pesquise seu cliente ideal. Quanto mais você conhecer o seu CLIENTE IDEAL, os seus competidores e os seus recursos internos, mais vai entender como chegar ao seu objetivo. Você sabe o que são os LOW HANGING FRUITS? São seus clientes atuais. Eles são o primeiro grupo de pessoas para o qual você vai vender sua solução. Geralmente, eles têm a maior probabilidade de compra. Por isso, vender várias vezes para o mesmo cliente é uma das melhores formas de aumentar seus lucros.
ESCOLHA SEU CLIENTE IDEAL: Escolha para quem vai vender ao invés de vender para quem te escolhe. Existem 8 critérios para ajudar você a definir quem tem a maior probabilidade de comprar de você, ou seja, os que vão fazer você saber exatamente para quem anunciar: potencial pagador, encontrabilidade (onde está seu cliente ideal?), tamanho (existe um número grande o suficiente de consumidores para manter a minha empresa de pé?), recomendação, recompra, envolvimento emocional, valor gerado e urgência.
2ºP: Planejamento – Elabore um planejamento de marketing digital para definir como as redes sociais da empresa irão transformar seu negócio.
FUNIL DE VENDAS: É um processo automatizado que vai fazer um estranho (público frio, que pertence ao seu nicho), se tornar um comprador. O funil tem 3 etapas:
ATRAÇÃO: Onde sua marca chama atenção do consumidor para que ele passe a ter as primeiras informações sobre a oportunidade de realizar um sonho ou resolver uma necessidade. Exemplo: Um e-book gratuito resolvendo alguma objeção do seu cliente ideal.
RELACIONAMENTO: Onde o consumidor aprende mais sobre a oportunidade, e passa a valorizar mais seu produto e serviço.
VENDAS: Onde você faz uma oferta para o consumidor.
3ºP: Produção – Executar o planejamento do 2ºP com foco na estrutura do seu site/redes sociais.
* Crie e impulsione um anúncio atrativo e de recompensa nas suas redes sociais com um link de página de captura (onde vamos conseguir pegar os dados como nome, telefone e e-mail do cliente ideal). Exemplo: (NUTRICIONISTA) E-book: Saiba como emagrecer comendo o que você gosta!
* Após o cliente deixar os dados para baixar o livro, você já tem um lead. Lead é nada mais que o contato do seu cliente ideal, que você vai poder utilizar em listas de mailings e listas de transmissão do WhatsApp para enviar ofertas irresistíveis.
* Uma vez que você tem o contato do seu cliente, se relacione com ele para valorizar o seu produto e passar credibilidade. Envie através do e-mail ou WhatsApp no mínimo 3 conteúdos por semana.
* Construa uma nova audiência nas redes sociais e se relacione com ela: é recomendado que faça 2 posts por dia no Instagram e nos stories 4 vezes por dia. Já no Youtube, 1 vídeo por semana.
4ºP: Publicação – Nesta fase, começam as publicações do conteúdo relacionado que você já estava produzindo. Lembre-se das pesquisas para saber o que agrada seu cliente ideal. Produza conteúdo a partir disso e publique no seu site e redes sociais que mais se encaixam no seu negócio. DICA: Tenha sempre uma base de conteúdos prontos de acordo com o seu planejamento, pois deixar pra produzir na hora de postar pode te atrasar. Fique atento ao que acontece na mídia: eventos, notícias, conteúdos virais ligados ao seu serviço podem também gerar um post.
E aí, o que achou dos primeiros 4P’s? Chegou a hora de colocar eles em prática e me contar se obteve algum tipo de resultado! Ficou curioso para conhecer o resto? Comente aqui embaixo!