Enfim, em um piscar de olhos, lá está ela: a terceira idade. Com a sua chegada, as pessoas precisam estar atentas às mudanças de suas rotinas, para que envelheçam com qualidade de vida e tenham de fato a finitude da melhor forma possível.
Segundo o geriatra Dr. Yung Castro, cada ser humano precisa entender o que é qualidade de vida, para buscar o autoconhecimento e ter como foco seus prazeres pessoais. Contudo, nosso geriatra também ressalta a importância de alguns fatos cotidianos que podem auxiliar na melhora da qualidade de vida, tornando essa fase ainda melhor e mais saudável.
Entre os tópicos citados por ele, a prevenção do adoecimento talvez seja o mais relevante. Idoso saudável é um idoso feliz! Além disso, ele ressalta que os relacionamentos com familiares, que fomentem o afeto, amor, carinho e harmonia, são essenciais para um envelhecimento feliz.
Praticar atividades físicas, alimentar-se de forma equilibrada e as relações interpessoais na comunidade são fatores que melhoram o humor e tornam nossos idosos mais dispostos a enfrentar os desafios dessa faixa etária. Nosso geriatra ressalta que o foco não deve ser o tempo de vida, porém a qualidade com que se vive. Ao invés de sobreviver, as pessoas devem realmente viver!