Desde a minha vida acadêmica, sempre tive relativa facilidade em cumprir as metas que estabelecia. A verdade é que eu acreditava que isso se dava à minha teimosia pois, quando colocava uma coisa na cabeça, “nem Cristo tirava”.
Essa então “teimosia” continuou comigo ao longo de toda a minha jornada acadêmica e profissional. Até que um dia eu escutei uma pessoa especializada em alta performance me dizer que eu era uma “high performer” intuitiva.
Aquilo me intrigou e foi o gatilho para eu me enfiar em 5 cursos sobre o tema. Afinal de contas, o que era uma pessoa que tinha alta performance de forma intuitiva? Eu precisava entender aquilo.
Até que em um dos cursos eu finalmente entendi. Eu entendi que a minha capacidade de realizar os meus sonhos e metas não era por teimosia, era porque eu tinha foco. Era porque eu me organizava, era porque eu estabelecia objetivos muito claros e sonhava com aquilo todos os dias.
Sabe o mais engraçado de tudo? Que, em um dos cursos, o instrutor falou exatamente das promessas de final de ano e como elas costumam morrer antes do Carnaval chegar.
Agora você pode estar pensando: “fácil falar, difícil é fazer!” É muito difícil fazer, eu concordo totalmente! Por isso, eu separei aqui 3 dicas para que os seus sonhos não morram antes mesmo de nascer e para que elas definitivamente não morram antes do Carnaval chegar.
Dica 01: Por que é importante esse seu sonho?
Uma coisa que eu sempre pensava muito antes de determinar as minhas metas era a real importância daquilo na minha vida. Tinha que ser realmente muito importante para eu separar tempo e dedicação para ela.
Neste contexto, lembre-se sempre de pensar: para quê essa meta existe? E só coloque ela como um sonho se ela realmente for importante para você.
Dica 02: Estabeleça uma rotina de acompanhamento.
O que não é medido, o que não é avaliado não pode ser ajustado.
Se você estabelece uma meta e não sabe se ela está fluindo de acordo com o planejado, você vai acabar sendo engolido pela rotina, pelas demandas de última hora.
Aí, quando você se lembrar de rever como estão as coisas, elas já vão estar tão atrapalhadas que o ânimo para recuperar o atraso ou mesmo reprogramar as atividades será próximo de zero.
Dica 03: Escolha uma metodologia de planejamento e organização.
Quando eu falo de metodologia, não precisa ser algo super complexo, com sistemas de acompanhamento e uma série de regras e requisitos.
Essa metodologia é a forma de se organizar que faz sentido para você. Post-it na tela do computador, foto do fundo de tela do computador, lembretes e alarmes no celular, um caderno, um quadro branco…
O que você quiser, simples assim! Não existe técnica melhor no mundo do que aquela que faz sentido para você.
Só te dou um conselho! Não confie apenas na sua cabeça. O seu cérebro e todo o seu sistema de funcionamento não foram constituídos para ser uma agenda!
Bom planejamento e ótimos sonhos realizados para você.