Matérias e Colunas

SEIS VANTAGENS EM FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS

interna PLANO

O Brasil ainda tem um alto índice de falência de pequenas e médias empresas. De acordo com o Sebrae, cerca de 25% delas fecham com menos de dois anos de existência. Este número pode chegar a 50%, se considerarmos um período de quatro anos. E como fazer para evitar virar parte desta estatística? A resposta é: elaborando um plano de negócios.

Vantagens de elaborar um plano de negócios:

  • Este documento é uma ferramenta importantíssima para se entrar num novo negócio com segurança, sabendo exatamente onde se está pisando;
  • Mostra a viabilidade e define a estratégia do empreendimento, a fim de reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do empreendedor;
  • Ajuda a criar um diferencial competitivo para o novo negócio e conhecer tendências de mercado;
  • Facilita a obtenção de empréstimos, financiamentos ou a busca de sócios investidores;
  • O plano de negócios está muito longe de ser uma bola de cristal, que apenas prevê o futuro. É, ao contrário, uma análise com base em dados concretos, que deve ser feita com seriedade e cautela;
  • Traz informações estruturais, administrativas, financeiras, operacionais e de mercado – tudo que você precisa saber antes de abrir as portas.

 

O primeiro passo do plano é identificar o que a empresa quer ser, que atividade pretende desempenhar, quais são os perfis dos sócios, seu formato jurídico e seu enquadramento tributário. Em seguida, é preciso olhar em volta, checando possíveis fornecedores, analisando o mercado e os concorrentes e definindo o público-alvo, a partir do conhecimento de seus interesses e comportamentos. Cumprida esta etapa, é hora de partir para uma análise mercadológica, descrevendo quais produtos ou serviços serão oferecidos, estipulando precificação, estratégias promocionais e estrutura de comercialização.

Mas não para por aí! Ainda é necessário fazer um plano operacional, prevendo o layout do empreendimento, a capacidade de produção e avaliando a necessidade de pessoal. E conferir os aspectos financeiros, como investimento, capital de giro, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, lucratividade, prazo de retorno do investimento, etc.   Por fim, com tudo isso já mapeado, vale identificar quais os pontos fracos e fortes da empresa, a fim de torná-la mais competitiva.

É claro que um plano como esse não nasce da noite para o dia. Em geral, leva de cinco semanas a seis meses para ser concluído. Pode parecer muito trabalhoso, mas é um passo fundamental que pode ser cumprido com a ajuda de profissionais especializados.

E você, que pensa em abrir uma empresa, já colocou suas ideias no papel? Já começou a trabalhar, mas não tem CNPJ e precisa formalizar a empresa? Quer ter certeza de que a sua ideia é lucrativa? O plano de negócios é a solução!

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!