Já virou rotina continuar trabalhando de casa? Eu, como uma workaholic de carteirinha, preciso dizer que te entendo! E o primeiro paradigma que eu quero quebrar aqui é: sei que existem coisas que são urgentes e que precisam ser respondidas em um horário fora do convencional ou mesmo das ditas horas regulares de trabalho. A grande questão é quando não conseguimos mais dizer não e colocar certos limites entre o que é saudável e o que é exagero.
Exatamente por ser uma workaholic, eu acabei estabelecendo algumas táticas e regras para que pudesse realmente aproveitar a minha vida de uma forma integral, isto é, família, vida social, espiritualidade, realização profissional, recursos financeiros etc.
Vamos a elas?
Nº1: Definir no dia anterior quais são as atividades mais importantes para o dia seguinte.
Nº2: Validar se estas ações estão alinhadas com os projetos que são prioridade (ou mesmo com o gestor, quando aplicável).
Nº3: Questionar a real gravidade e urgência da realização da atividade antes de sair fazendo por meio da pergunta: alguém vai morrer se eu não fizer isso hoje?
Nº4: Dividir as atividades com as pessoas da equipe, buscando utilizar os talentos que cada um tem para ganhar velocidade e assertividade.
Nº5: Dizer não e negociar prazos.