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Cinco habilidades mais procuradas nos profissionais de marketing para 2020

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Foto: Visual Hunt

 

O marketing está em ascensão dentro das empresas. A área, que antes era vista como gasto e não um investimento, evoluiu. Por meio do desenvolvimento de novas técnicas e métricas que são cada vez mais apuradas para otimizar os motores de buscas e a leitura do comportamento do consumidor na web, o departamento finalmente parece ter atingido o status estratégico que merece.

Com a revolução digital e o empoderamento do consumidor, que se tornou mais bem informado e exigente, a área passou a ir muito além da simples presença de marca. Hoje, esses profissionais são responsáveis por zelar pela credibilidade, reputação e também pelas vendas de uma empresa, que sofrem impacto direto e instantâneo ao menor sinal de deslize.

Então vamos falar de habilidades? A seguir, elenquei 5 características que serão imprescindíveis para os profissionais de marketing que queiram garantir sua empregabilidade neste início de nova década. São elas:

-Atualização contínua – Saber identificar tendências como essas que falei anteriormente e ter ideias que possam se converter em resultados são, portanto, habilidades essenciais para o profissional de marketing nos próximos anos. Mais do que nunca, ele precisa estar conectado com o público do segmento para o qual irá trabalhar, conhecer e saber utilizar as novas tecnologias. Seja por meio de leituras, cursos ou workshops, ele precisa estar por dentro das mudanças e disposto a abraçar as novidades, sem medo de arriscar. Ele deve ter em mente que todo aquele conteúdo que consumir vai ajudá-lo a antecipar inovações e atuar de forma mais ativa, e não reativa.

-Resiliência – O mercado também começa a valorizar um equilíbrio entre as hard skills, capacitações técnicas que podem ser comprovadas por meio de diplomas, e as soft skills, aquelas habilidades pessoais e comportamentais. Não adianta possuir todo o conhecimento técnico do mundo se o profissional não souber adaptá-lo a diferentes situações e se integrar à cultura da empresa. Além disso, a digitalização vai exigir trabalhos com maior inteligência e senso crítico.

-Foco no cliente – O profissional de marketing precisa ser orientado ao serviço. O cliente é o foco de todo esse processo. É para ele que devemos desenhar as melhores ações de planejamento, entendendo assim quais são as dores e motivações de compra e ir ajustando todos os processos de forma contínua e próxima.

-Minerador de dados – Não dá mais para simplesmente tentar prever os comportamentos ou mesmo lançar campanhas com base nos resultados passados. Saber interpretar dados em tempo real para antecipar tendências e tomar decisões imediatas e mais assertivas são funções cada vez mais demandadas para este profissional.

-Persuasão – Aquele que souber apresentar bem suas ideias, negociar e dialogar com clareza terá vida longa no marketing. Ser um bom influenciador é fundamental tanto no ambiente interno das empresas, quanto na divulgação do projeto para o público. O que os profissionais dessa área mais precisam é de capacidade para criar, combinar ideias e transmitir conhecimentos de diferentes maneiras, para diferentes públicos.

Por fim, digo que manter-se curioso e faminto por novos conhecimentos são características importantes para os profissionais de marketing. Acredito que sabendo empregar todas as habilidades que mencionei, o profissional de marketing certamente terá muito sucesso no ano que se inicia!

 

 

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