Essa semana estava ouvindo um programa no rádio do carro que me gerou muito interesse. O problema começou quando cheguei ao meu compromisso e o programa ainda não havia terminado. A reunião ia começar e eu teria que abandonar o áudio ao vivo que tanto me gerou interesse. O fiz, a empreitada era mais importante.
Quando acabei a reunião, fui buscar na internet se havia alguma possibilidade de terminar de ouvir e foi muito bom saber que agora podemos fazê-lo através dos podcasts e das web rádios.
O rádio é um dos meios comunicação mais antigos. Criado no século XIX, antes mesmo da eletricidade, ele volta a ser um dos mais importantes meios de se comunicar com eficiência e eficácia, com custo baixo, com som de qualidade e possibilidades infinitas. Aliado à internet, surge a mais potente plataforma para empreendedores e comunicadores, com alcance mundial e um custo benefício nunca vistos antes.
A rádio online ou web rádio utiliza o streaming pela internet para chegar aos seus ouvintes em tempo real em qualquer lugar do mundo, mas com custo de rádio de poste. Aquelas antigas rádios de bairro que usavam uma caixa de som pendurada em postes próximos a pontos de ônibus, lembra?
Hoje, o serviço da web rádio é tão amplo que pode ser acessado por todas as redes sociais, por aplicativos ou por página na internet. Além disso, aquele que anuncia numa web rádio pode ser visto em todas essas plataformas e ainda aparecer durante a programação da rádio, ou ter seu próprio programa por um custo muito baixo, que agrega valor inigualável ao seu negócio.
Uma recente pesquisa realizada comprova que a maioria dos internautas, sejam eles do Brasil ou que vivem fora, utilizam da Internet para trabalhar e ouvir rádio, concomitantemente. Já viram isso em academias, caminhadas em ciclovias, escritórios, transporte público? Percebam bem, sempre há alguém fazendo alguma coisa enquanto porta um fone de ouvidos, ouvindo um podcast ou uma web rádio. Essa nova mania entre os internautas vem despertando interesses em grandes companhias que estão apostando nesse público, uma vez que ao anunciar em uma emissora de TV por assinatura, jornal, outdoor ou rádio convencional, você fica limitado para divulgar sua marca, mas pela web rádio é diferente, O seu produto ou serviço é divulgado para uma massa que diretamente está acessando a internet independente de classe ou faixa etária.
Uma pesquisa sobre a eficácia da propaganda de rádio na Internet, realizada em Las Vegas pela TargetSpot e pela Parks Associates, levantou alguns pontos bem importantes:
– Os usuários que ouvem web rádios são duas vezes mais suscetíveis a clicar em um anúncio on-line, quando comparado a um usuário normal de internet;
– A utilização de web rádios em uma campanha publicitária pode aumentar o recall em até 2,3%;
– Os consumidores estão mais propensos a interagir em um anúncio de web radios que um ouvinte de rádios convencionais;
– Em muitos casos, os anúncios de web rádios, quando combinados com a um programa na mesma web rádio, faz com que a campanha seja lembrada duas vezes mais.
Sou um inveterado apaixonado por rádio, sempre o fui, desde o inicio de minha faculdade de comunicação no inicio da década de 90. Criei o slogan “o rádio mostra pra você o que você não vê na tela da TV”, passei por 6 emissoras de rádio. Paixões a parte, como consultor e homem de comunicação de massa, percebo a web rádio como o caminho mais barato e eficaz para aqueles que lutam para manter seus negócios em crescimento. Digo mais, não há hoje como expandir qualquer marca sem pensar na web rádio. Internet e rádio é a melhor dupla da comunicação moderna.
Sucesso e até mais! Porquê não acaba aqui!