As premissas da liderança são: a consciência e conhecimento da situação que lidero, o entendimento do papel que me cabe nessa circunstância e a coragem de assumir o risco das decisões necessárias, mesmo que sejam impopulares ou dolorosas. Isso na prática se traduz na presença do líder disponível, acolhedor, pronto a ouvir, que mantém o foco, mantém a coerência e estimula positivamente sua equipe.
Cabe ao líder seguir alguns passos essenciais:
1. Transmitir com fé, entusiasmo, gratidão e praticidade para onde levam os objetivos e metas definidas e os resultados a serem alcançados.
2. Evidenciar qual é a entrega de cada membro da equipe; qual são os benefícios que serão obtidos, incentivando a troca de informações e recursos; conceder apoios mútuos e da busca da eficácia não só individual, mas, para todos os membros da equipe.
3. Manter canal de comunicações aberto e confiável. Hoje temos muitos recursos tecnológicos para manter toda a equipe “na mesma página”.
4. Aferir o andamento do processo e da execução para corrigir rumos rapidamente.
5. Manter disciplina em relação a horários, duração e pautas de reuniões, foco e conexões entre os membros da equipe.
Tudo isto resultará em mais confiança e produtividade para todos.