Matérias e Colunas

COMO O GESTOR PODE SE REINVENTAR NO SEU NEGÓCIO DURANTE A PANDEMIA?

interna cópia 9

 

A pandemia, pela qual o mundo inteiro passa, evidencia desafios nunca antes imaginados. Para o empreendedor esses desafios podem ser ainda mais complexos, uma vez que, além de manter alguma receita para a empresa para que sobreviva, contar com pessoas minimamente motivadas para os resultados que ela precisa, fazer a gestão das pessoas remotamente, ainda é necessário manter os empregos para que a crise não seja ainda pior.

A primeira dica para o empreendedor é: não se desespere. O desespero, o medo, a falta de esperança encobrem nossos olhos e tiram a nossa racionalidade. Respire, tente se acalmar e parta para a ação.

Comece se colocando no lugar do cliente e responda a seguinte pergunta: se eu fosse o meu cliente, o que eu gostaria que a empresa me fornecesse nesse período de isolamento? Como ajustar o produto ou serviço à realidade atual, onde não é possível contato pessoal e há necessidade de proteção com máscaras, luvas, álcool e intensificação da higiene?

A casa passou a ser o lugar onde as pessoas trabalham, divertem-se, seus filhos aprendem, exercitam-se, fazem todas as suas refeições, lavam, limpam, cozinham, dormem, conversam, fazem negócios, enfim, de alguma forma conciliam todas as atividades em um mesmo lugar e com relações estreitas por 24 horas por dia. O que a sua empresa pode fazer para facilitar a vida de seus clientes nesse momento, com toda essa complexidade?

Aproveite o período para rever os custos e otimizar todos os recursos e atividades. Você pode chegar à conclusão que não faz mais sentido fazer determinadas coisas, entregar determinado produto ou serviço ou até mesmo insistir em um modelo de gestão já ultrapassado.

Preste atenção nos produtos e serviços que surgiram ou se destacaram durante a crise, como por exemplo, serviços de entrega, pagamentos online, drive thru, marketing digital e tantos outros. Será que sua empresa poderia fazer algo similar?

Estabeleça novas parcerias, se for preciso. Peça ajuda – há muitas pequenas, médias e grandes empresas e startups oferecendo mentorias, consultorias, cursos e vários tipo de ajuda gratuitamente, desde financeira até orientações para home office.

Você pode olhar esse período como o pior de todos os tempos para o seu negócio ou encará-lo como uma oportunidade para analisar a fundo sua empresa.

É hora do famoso “pensar fora da caixa”, expandir a criatividade e se reinventar. Como disse Alexandre Graham Bell “Ás vezes nós olhamos tanto tempo para uma porta que se fecha que vemos muito tarde outra que está aberta”.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!