Durante a quarentena muitos clientes adotaram práticas de compras on-line que antes usavam de forma restrita para determinados produtos e serviços.
Utilizar métodos e tecnologias que facilitam e proporcionam conforto são coisas que o ser humano aprende e se acostuma rapidamente.
Passada a quarentena, muitos desses hábitos continuarão a ser praticados e alguns irão aumentar significativamente sua intensidade de uso.
Refiro-me principalmente às compras on-line e preocupação com higiene.
São nesses dois aspectos do relacionamento com clientes que o comércio deverá focar para criar a sua vantagem competitiva, ou seja, aquele valor atribuído pelo cliente a seu produto ou serviço e que o induz à decisão de compra independentemente do preço.
A inovação que se espera do comércio é exatamente na busca desse diferencial competitivo que irá determinar a preferência do cliente.
Encontrar os melhores e mais eficazes meios de encantar o cliente será a grande inovação do comércio. Isso pode ser obtido no atendimento, no valor agregado de serviço, na qualidade do produto, nos cuidados no processo de fabricação e procedência dos insumos, na forma de comercializar e, principalmente no atendimento pós-venda.