Na pandemia, a comunicação se faz de forma virtual e reclusa em home office, levando todos a ficarem isolados, o que nos leva a várias sensações:
– uma proximidade maior em família, muitos não tinham esta vivência antes, o que para alguns é uma vantagem.
– estar em família para outros pode ser problemático devido a relação hostil do casal por algum problema, uma desvantagem.
Aprender a viver recluso e desenvolver sua comunicação usando novas tecnologias é uma das pressões do momento sem muitas opções. Alternativas são: aprender a conviver e aprender a aprender. O Autoconhecimento também é um caminho para o equilíbrio e, chegar ao controle emocional.
Nestas condições, suportar a ansiedade da reclusão, a pressão do aprendizado para desempenhar seu trabalho, a adaptação ao convívio familiar, requer grande controle emocional e se torna um preço, um tributo na pandemia.
Trabalhar em casa (home office) em muitos casos, têm fatores positivos, pois pode significar estar longe de aglomerações, conseguir manter o distanciamento social e, assim, estar mais protegido da Covid.
Já para outros, algumas mudanças vão ser sofridas pois, trabalham longe de casa e, de alguma forma, vão ter que se adaptar:
– ou mudam para estarem perto do trabalho evitando o transporte público;
– ou conseguem uma solução de transporte que não aumenta o risco de contaminação e encontra uma solução que seja viável economicamente;
– ou ainda tenta mudar de trabalho, de novo, evitando o transporte público e sendo uma solução economicamente viável.
No meio de tudo, ficar de olho nas oportunidades de vacinação é outra corrida que está no horizonte de todo ser que habita o planeta nos dias de hoje. Não tendo um governo ágil e recursos financeiros para fechar contratos de vacina, o jeito é torcer para que o governo acorde para a realidade. Se, de um lado não podemos contar com a agilidade da contratação de vacinas, o país tem boa experiência e um know how logístico que, tendo vacinas, podemos esperar que serão rapidamente distribuídas e aplicadas.
A pressão do tempo, do aspecto financeiro, somado ao risco da contaminação deixa o stress em alta em todas as áreas: pessoal e profissional. Todos estamos à procura de um equilíbrio para melhorar o controle emocional, em todas as áreas, pois a vida não para ao sair do trabalho.