Distrito da cidade de Valença, no Rio de Janeiro, Conservatória é uma excelente alternativa para quem está em busca de paz e tranqüilidade. O distrito é conhecido como a Capital Mundial da Seresta, movimento que tem mais 140 anos.
A região foi importante produtora de café no século XIX e isso pode ser visto através de suas fazendas, que continuam sendo atrações. Os cerca de cinco mil habitantes do distrito recebem os turistas com o aconchego e afeto que só as cidades do interior conseguem manter.
No centro, barraquinhas oferecem artesanato e iguarias locais, bordados, roupas, queijos e doces. Entre os distribuidores mais conhecidos e procurados da região está o Quitandas da Fazenda.
“Quando compramos a fazenda em Conservatória, descobrimos um universo de pequenos e médios produtores até então desconhecidos da grande maioria das pessoas que vivem nas cidades”, explicou a proprietária Eliane Argento.
Segundo ela, por causa pandemia, houve mais tempo para se conectar com esses produtores e a possibilidade fazer a ponte com os clientes interessados nas delícias locais que lembram os quitutes da casa da vovó e criam memória afetiva em muitas pessoas.
“Nossos produtos são de origem rural e artesanal, todos feitos com muito amor e sabor”, completou Eliane.
Conservatória é pequena e acolhedora. Um vilarejo que, de segunda à quinta, vive do silêncio local. Sextas, sábados e parte dos domingos, a cidade ganha vida, cor e descontração. Em cada bar, restaurante, rua, praça e no museu, muita alegria, com música cantada com o coração e comida de qualidade feita com carinho.
Clique aqui para mais informações sobre o Quitandas da Fazenda!